ESCOLA DO LEGISLATIVO INFORMA QUE ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PARLAMENTO JOVEM 2026

Todas Notícias

ESCOLA DO LEGISLATIVO INFORMA QUE ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PARLAMENTO JOVEM 2026

10/02/2026 | 17:14

ESCOLA DO LEGISLATIVO INFORMA QUE ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PARLAMENTO JOVEM 2026

Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2026, um projeto que incentiva a participação cidadã e dá voz aos jovens do ensino médio. Neste ano, o tema escolhido pelos estudantes, no final do ano passado, foi a “Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e com Neurodivergência”. A proposta é ampliar o olhar dos alunos sobre diversidade, respeito às diferenças e o papel das políticas públicas na garantia de direitos.

Criado para aproximar os jovens da política, estimula o pensamento crítico, o diálogo e o protagonismo juvenil. Os participantes não apenas acompanham discussões, mas assumem um papel ativo, trazendo suas vivências, opiniões e sugestões para o centro do debate. As inscrições para 2026 tiveram início nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, e devem ser realizadas pelos próprios alunos, até 10 de março, por meio do link: https://shre.ink/5a4j.

Através de encontros semanais no plenário da Câmara de Vereadores de Extrema, os estudantes aprendem, na prática, como funciona o Poder Legislativo, participam de debates, constroem propostas e entendem como ideias podem se transformar em ações que impactam a vida da população. Em 2025, participaram do projeto os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Alfredo Olivotti, Escola Estadual Odete Valadares e Colégio Bom Pastor Anglo.

Realizado em Extrema desde 2016, o Parlamento Jovem ocorre ao longo de todo o ano e é dividido em cinco etapas: Preparação, Implantação, Municipal, Regional e Estadual. O tema de cada edição é definido pelos estudantes, por meio de votação aberta realizada durante a Plenária Estadual da edição anterior, em Belo Horizonte.

Segundo a assessora pedagógica da Escola do Legislativo, Mariana Bello Moro, no decorrer das atividades, os alunos serão convidados a refletir sobre acessibilidade, inclusão e combate ao preconceito, além de propor caminhos para uma sociedade mais justa e acolhedora para todos. “O PJ vai muito além de um projeto educacional. Ele abre espaço real para que os adolescentes sejam ouvidos e participem das decisões que afetam a população. Quando os jovens discutem inclusão social, eles passam a enxergar a diversidade de forma mais ampla e humana. O Parlamento Jovem mostra que a política também é lugar de diálogo, empatia e construção coletiva”.

O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), desenvolvida em Extrema pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal. Mais detalhes podem ser obtidos pelo WhatsApp (31) 97210-4462 ou no site da Escola do Legislativo: www.camaraextrema.mg.gov.br/escola-do-legislativo.