UAI EXTREMA REFORÇA QUE A CIN REÚNE VÁRIOS DOCUMENTOS EM UM SÓ
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) possui recursos avançados de segurança e diversas vantagens. Uma delas é a possibilidade de reunir outros documentos no modo online, ou seja, na versão digital, que é liberada automaticamente no aplicativo Gov.br após a finalização da impressão da CIN física.
Os documentos e dados que podem ser incluídos são o Título de Eleitor, Número de Identificação do Trabalhador (NIT), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Programa de Integração Social (PIS) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da intenção de doação de órgãos, o tipo sanguíneo e símbolos que identificam Pessoas com Deficiência (PCD).
Para a inclusão, é necessário apresentar os documentos originais para conferência. “Essa modernização facilita a rotina, reduz a necessidade de carregar vários documentos e traz mais segurança no dia a dia. A nova carteira de identidade é muito funcional. É um avanço importante na identificação do brasileiro”, disse o gerente da UAI Extrema, Sérgio Gonçalves.
A CIN possui QR Code que permite verificar a autenticidade do documento de forma imediata. Isso dificulta fraudes e agiliza atendimentos, melhorando também a identificação e o acesso a serviços públicos e benefícios sociais do governo. A nova carteira de identidade, que substituirá o antigo RG até 2032, também unifica os registros de identificação em todo o país, utilizando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único.
A primeira via está disponível gratuitamente. A validade varia de acordo com a idade, sendo 5 anos para crianças de 0 a 12 anos incompletos; 10 anos para quem tem idade entre 12 e 60 anos incompletos; e validade indeterminada para idosos acima de 60 anos.
Os interessados em emitir a nova identidade devem realizar o agendamento prévio de forma gratuita pelo site www.mg.gov.br, no aplicativo MG App ou pessoalmente na UAI Extrema. O atendimento já está em novo endereço, na nova sede da Casa do Cidadão, na Rua Antônio Onisto, 41, Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. O número do WhatsApp é o (35) 3435-2168. *Haverá recesso parlamentar, entre 20 de dezembro e 4 de janeiro.








15/12/2025 | 10:16

