ESCOLA DO LEGISLATIVO PARTICIPA DA FORMAÇÃO DE COORDENADORES DO PARLAMENTO JOVEM DE MINAS 2026
A Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Vereadores de Extrema participou, nos dias 27 e 28 de novembro, da Formação de Coordenadores do Parlamento Jovem de Minas 2026, realizada na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. O município foi representado pelo vereador Péricle Mazzi Filho (Pepi), coordenador da Escola do Legislativo de Extrema, e pela assessora pedagógica da EL, Mariana Bello Moro.
O encontro apresentou o tema do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) para o ano que vem, que será a “Inclusão da Pessoa com Deficiência e Neurodivergência”. O assunto norteará todas as etapas do programa em 2026, orientando debates e as propostas construídas pelos jovens participantes.
Ao longo dos dois dias, os representantes de Extrema acompanharam momentos de acolhimento, apresentação do projeto, definição e organização dos polos, discussão sobre o currículo escolar e oficinas de planejamento das ações que serão desenvolvidas junto aos estudantes no próximo ano.
No dia 27, a programação contou com a apresentação da estrutura geral do PJ Minas 2026, diretrizes para mobilização estudantil, planejamento das Câmaras Municipais, formação dos estudantes e divulgação do cronograma e da identidade visual do programa. Os municípios também participaram da “Estação de Experiências e Aprendizagem”, um espaço dedicado à troca de práticas entre os municípios participantes do projeto.
Já no dia 28, os trabalhos foram direcionados ao aprofundamento do tema anual, com a mesa “Inclusão da Pessoa com Deficiência e com Neurodivergência”, dividida em duas etapas, com reflexões, conceitos e orientações que auxiliarão na construção pedagógica das atividades no próximo ano.
Segundo a assessora pedagógica da Escola do Legislativo, Mariana Bello Moro, o encontro foi fundamental para fortalecer o trabalho desenvolvido em Extrema. “Participar dessa formação amplia a nossa visão e aprimora a forma como atuamos com os jovens extremenses. O tema de 2026 é de extrema importância para construir uma sociedade mais justa e inclusiva, e o Parlamento Jovem é um espaço privilegiado para estimular empatia, participação política e respeito às diferenças”, afirmou.
A Escola do Legislativo de Extrema reforça seu compromisso com a formação cidadã dos estudantes e com o desenvolvimento de projetos que promovam participação política, protagonismo juvenil e inclusão, pilares essenciais para fortalecer a democracia e preparar as novas gerações para os desafios sociais.
PJ Minas O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã dos estudantes do ensino médio, que aborda assuntos de relevância social, incentivando o protagonismo juvenil e aproximando os jovens do Poder Legislativo. Os estudantes votam e escolhem anualmente o tema que será debatido no projeto.








10/12/2025 | 10:49


