ÚLTIMOS DIAS DO MUTIRÃO DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS E ORIENTAÇÃO FINANCEIRA DA FEBRABAN
Ainda dá tempo de regularizar seus débitos e receber orientações para reorganizar as finanças através do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que começou em 1º de novembro e segue até o último dia do mês, 30. A ação é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Procons Brasil.
Segundo a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz, é possível negociar com concessionárias de energia e saneamento, entre outras empresas participantes, além de dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, “desde que não possuam bens em garantia, como veículos e imóveis, contratos em dia ou dívidas prescritas”.
Os consumidores podem acessar o site mutirao.febraban.org.br, onde encontrarão orientações e links diretos para negociação nos canais oficiais dos bancos, que oferecem parcelamento, descontos ou taxas de juros menores para refinanciamento. Já a consulta para dívidas de consumo, como contas de energia e água, empresas de varejo, telecomunicações, entre outras, podem ser negociadas diretamente pela Serasa no app para Android e iOS ou no site serasa.com.br. Também existe a possibilidade de registrar demandas e pedidos de negociação por meio da plataforma consumidor.gov.br, utilizando cadastro nível Prata ou Ouro.
“Nós orientamos que a população procure sempre os canais oficiais de atendimento, evitando golpes e propostas enganosas. Pelos meios oficiais do Mutirão da Febraban os consumidores têm uma grande oportunidade de reorganizar a vida financeira através de negociações seguras e com condições especiais”, destacou Luísa Ortiz.
O mutirão já permitiu a repactuação de mais de 30 milhões de contratos em todo o país desde 2019. Na edição de março de 2025, foram negociados mais de 1,4 milhão de contratos, com a participação de 32 instituições financeiras.
Os munícipes podem buscar orientação no Procon Câmara, que oferece atendimento gratuito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Antônio Onisto, 369, Centro. Mais informações pelo telefone (35) 3035-0164 ou no WhatsApp (35) 99907-3268.








28/11/2025 | 14:21

