
CÂMARA REALIZA 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PPA
Nesta terça-feira, dia 07 de outubro, aconteceu a 1ª Audiência Pública referente ao Plano Plurianual para o quadriênio 2026-2029, realizada pela Câmara de Vereadores de Extrema por meio da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.
A data da 2ª Audiência Pública sobre o PPA, que aconteceria na terça, dia 21, foi alterada para a quinta-feira, dia 23, a pedido da Comissão de Finanças, a fim de aumentar a participação popular.
As audiências públicas são parte fundamental do processo democrático e permitem que os cidadãos conheçam e opinem sobre como os recursos públicos poderão ser direcionados nos próximos anos,
Participaram os vereadores Edvaldo Souza de Santos Júnior (Juninho), presidente da comissão e Marcio José Vieira (Marcinho do Gás), 2º secretário da comissão, além do vereador Silvio Gomes de Oliveira (Silvinho).
Na Tribuna, participou o munícipe Márcio Rogério Barbosa, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Extrema, que se inscreveu para falar sobre equiparação salarial para professores da Educação Infantil, defendendo a educação pública e valorização do Magistério.
Ele solicitou aos vereadores atenção e compromisso para o tema, que é uma antiga reivindicação da classe de professores da Educação Infantil PEB I e PEB II. Ele ainda pediu para que a equiparação salarial seja incluída no PPA, o que, para ele, seria “transformar uma promessa em política pública permanente”.
Ele ainda agradeceu o reconhecimento da Câmara em defesa dos direitos da classe dos professores. Para ele, trata-se de cumprir o que foi aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para concluir, pediu que uma revisão textual incluindo datas e valores seja incluída na LDO.
O presidente da comissão, vereador Juninho, agradeceu a participação do munícipe e afirmou que a Educação é uma prioridade do Legislativo e que a equiparação salarial de professor não é um gasto, e sim investimento. Ele ainda explicou que tudo o que foi colocado na LDO será encaixado no PPA, da melhor forma possível.
O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos. Sua construção é essencial para definir os rumos das políticas públicas e garantir que os investimentos e ações municipais estejam alinhados às necessidades da população.
