CAC DESTACA QUE APOSENTADO POR INVALIDEZ PODE TER DIREITO A ADICIONAL DE 25% NO BENEFÍCIO

Todas Notícias

CAC DESTACA QUE APOSENTADO POR INVALIDEZ PODE TER DIREITO A ADICIONAL DE 25% NO BENEFÍCIO

12/09/2025 | 8:35

CAC DESTACA QUE APOSENTADO POR INVALIDEZ PODE TER DIREITO A ADICIONAL DE 25% NO BENEFÍCIO

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara de Extrema está à disposição para informar a população sobre um direito importante para os aposentados por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez. Muitos não sabem que podem ter um acréscimo de 25% no valor do seu benefício mensal.

Esse adicional é concedido pela Previdência Social para aposentados que necessitam de assistência permanente de outra pessoa para realizar atividades diárias básicas. A medida visa ajudar a cobrir os custos extras com a contratação de um cuidador ou com o auxílio de familiares, garantindo mais dignidade e qualidade de vida.

O adicional de 25% é calculado sobre o valor da aposentadoria por incapacidade permanente, um benefício devido ao segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incapaz de exercer permanentemente qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com perícia médica. 

Para ter direito, o aposentado por invalidez precisa comprovar a dependência de terceiros para tarefas como tomar banho, se alimentar, se vestir, fazer a higiene pessoal ou se locomover. A solicitação pode ser feita diretamente ao INSS, mas a equipe do CAC está preparada para orientar sobre a documentação necessária e os procedimentos para que o processo seja mais ágil.

A gerente do CAC, Grazieli Dutra, destaca a importância de buscar esses direitos. “Muitas pessoas não têm conhecimento de que podem solicitar o auxílio. O nosso objetivo no CAC é justamente informar e orientar a comunidade para que todos possam ter acesso aos seus direitos. Estamos aqui para ajudar a esclarecer todas as dúvidas e guiar o cidadão no processo de solicitação deste e de outros benefícios”

Para mais informações, procure o atendimento do CAC na Rua João Mendes, 67, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o (35) 3435-2052 ou WhatsApp (35) 99839-1153.