Procuradoria da Mulher destaca o bem-estar integral das mulheres no mês da saúde

Todas Notícias

Procuradoria da Mulher destaca o bem-estar integral das mulheres no mês da saúde

17/04/2025 | 15:23

Procuradoria da Mulher destaca o bem-estar integral das mulheres no mês da saúde

Cuidados preventivos e serviços essenciais para a qualidade de vida feminina estão disponíveis no município

No mês dedicado mundialmente à saúde, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Extrema destaca a importância de abordar as diversas dimensões da saúde feminina, desde a prevenção e o diagnóstico precoce até o tratamento adequado de diversas condições que afetam a saúde física, mental e emocional das extremenses.

Em abril, o órgão legislativo intensifica a conscientização e os debates voltados para a promoção do bem-estar integral da mulher extremense. “Com o Dia Mundial da Saúde comemorado em 7 de abril, acreditamos que um mês dedicado a este tema e voltado às mulheres é fundamental para reforçar a importância dos cuidados preventivos e para lembrar que em Extrema elas têm acesso a serviços essenciais para a sua qualidade de vida”, afirmou a assessora da Procuradoria da Mulher, Thayná Azevedo.

Exames preventivos como papanicolau e mamografia, para diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e câncer de mama, respectivamente; prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); climatério e menopausa, e cuidados com a saúde mental, entre outros, estão disponíveis na Rede Municipal de Saúde por meio do hospital e pronto socorro municipais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESF).

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Extrema tem se consolidado como um importante instrumento na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de gênero em nosso município. Através de suas ações e iniciativas, o órgão legislativo busca combater a violência, a discriminação e garantir que as políticas públicas voltadas para as mulheres sejam efetivas e alcancem a todas que necessitam.

Além do acolhimento de denúncias, o órgão tem um papel crucial na proposição de novas leis e projetos que visem garantir os direitos das mulheres em diversas áreas, como saúde, educação, trabalho e segurança. A promoção de debates, palestras e campanhas de conscientização também é uma marca da atuação. Ao levar informações relevantes sobre os direitos das mulheres e as formas de violência para a sociedade, a Procuradoria contribui para a desconstrução de estereótipos e para o fortalecimento de uma cultura de respeito e igualdade.

Para mais informações sobre as ações da Procuradoria da Mulher e sobre os serviços de saúde disponíveis para as mulheres em Extrema, entre em contato pelo telefone: (31) 97188-4158 – ligações e WhatsApp. O endereço é Rua João Mendes, 67, Centro (Casa do Cidadão). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.