29/02/2024 | 14:20

TRIBUNA LIVRE: ESPAÇO ABERTO PARA A POPULAÇÃO

Espaço destinado para que a população possa se manifestar, a Tribuna Livre é onde o cidadão tem a oportunidade de expor reivindicações, fazer questionamentos ou propor sugestões, por exemplo. É quando o cidadão participa ativamente da reunião ordinária e pode dizer aos vereadores quais são seus anseios e necessidades em relação à cidade.

Após a conclusão da Ordem do Dia, o espaço da Tribuna Livre é aberto ao público. Qualquer cidadão pode participar, mas, para isso, é preciso seguir algumas regras.  Para cada reunião, a tribuna pode ser usada por, no máximo, seis pessoas e cada uma delas tem o tempo disponível de cinco minutos para se manifestar.

No requerimento para utilização da Tribuna Livre deverá ser especificado o assunto a ser tratado. Mas se o cidadão, em sua fala, fugir do assunto, o presidente da câmara pode interrompê-la.

A inscrição para a participação pode ser realizada até dez minutos antes do início da reunião. Como as reuniões da Câmara de Extrema acontecem às segundas-feiras, às 19h30, as inscrições podem ser realizadas até às 19h20 do mesmo dia.

Quando a inscrição é realizada com mais de dois dias de antecedência, se o assunto for do interesse de alguma Secretaria Municipal, o respectivo secretário pode ser convidado para que compareça no dia da reunião.

Para conferir a agenda das reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Extrema, acesse: camaraextrema.mg.gov.br/agenda/.

Sua voz e participação é muito importante, junte-se a nossa rede de cidadãos engajados na construção de uma cidade melhor para todos.