02/02/2024 | 9:09

PROCON ALERTA SOBRE GOLPES NO SISTEMA DE VALORES A RECEBER

O Procon Câmara alerta sobre um novo golpe que tem feito vítimas com a expectativa de receber dinheiro esquecido no Sistema de Valores a Esquecer (SRV). O golpe acontece a partir de uma simulação em falsos sites ou aplicativos, com a promessa de recebimentos de R$ 1 a R$ 3 mil. A princípio, o usuário é orientado a clicar em link falso e pagar um valor em dinheiro para liberar o suposto valor esquecido. E é aí que está o golpe, porque depois do pagamento, a vítima não consegue mais contato.

“O cidadão deve ficar atento às postagens e informações que encontra na internet. O único canal seguro para verificar valores é o próprio site do Banco Central. Às vezes o valor cresce os olhos, mas é um mecanismo para que o consumidor acabe se esquecendo de ter cautela. E é aí que o golpe ocorre”, explica a gerente do Procon, Luísa Ortiz.

Também é importante que o consumidor procure o banco ou a operadora de cartão de crédito para denunciar o golpe e pedir estorno do valor.  Caso seja necessário, o cidadão que se sentir lesado pode procurar o Procon para o auxílio com a denúncia.

A consulta a respeito dos valores a receber é realizada exclusivamente pela página do Banco Central na internet, cujo sistema possui duas camadas de segurança. Se em uma consulta feita pelo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), houver recursos esquecidos no sistema financeiro, as demais informações de recebimento só serão acessadas no Portal Gov.br, com contas níveis prata ou ouro.

Acesse nosso canal e nossas redes sociais, clicando:

InstagramFacebook e Youtube

Shel Almeida