PRESIDENTE DA CÂMARA, SOLICITA A VIABILIDADE DA CRIAÇÃO DO POSTO AVANÇADO DA JUSTIÇA DO TRABALHO EM EXTREMA

24/01/2024 | 15:02

A Câmara Municipal de Extrema, informa que o presidente do Legislativo, encaminhou uma importante solicitação à Presidência da Regional da Justiça do Trabalho da 3ª Região. O pedido refere-se à criação de um Posto Avançado da Justiça do Trabalho no município de Extrema, MG.

Em resposta, o Legislativo recebeu um parecer extremamente favorável do Ministério Público do Trabalho, segundo o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região, “a criação de Posto Avançado da Justiça do Trabalho se faz necessária, tendo em vista que é público e notório o enorme volume de atividade industrial e empresarial que ocorre na cidade de Extrema e região, destacando que a cidade é uma das que mais crescem no Brasil na atualidade, local onde se ativam milhares de trabalhadores (empregados) que necessitam urgentemente de acesso mais próximo a órgão Jurisdicional Trabalhista, para tutela ágil e eficaz dos seus direitos”.

De acordo com o presidente da Câmara, o intuito de criar um fórum especial para que patrões e empregados possam resolver suas disputas com a mediação do poder público irá aproximar o judiciário daqueles que mais precisam. “Fica evidente a importância da instalação do órgão no município e os benefícios gerados não somente aos trabalhadores de Extrema, mas também das cidades da região como Itapeva, Camanducaia (e o distrito de Monte Verde), Cambuí, Toledo, Munhoz, Senador Amaral, Córrego do Bom Jesus e Cambuí. É uma conquista que irá facilitar a vida das pessoas e acelerar os processos que tramitam no judiciário Trabalhista”, destacou o presidente da Casa.

A Câmara Municipal aguarda a resposta do desembargador, e assim que tiver uma devolutiva, divulgará mais informações aos munícipes através do site e redes sociais oficiais.

Processos

Atualmente o Posto Avançado da unidade judiciária de Pouso Alegre é responsável pela gestão regional. Em 2023, o município de Extrema liderou o ranking com 595 processos, seguidos de Camanducaia com 105 registros e Cambuí com 66. Juntas, as cidades de Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Toledo e Munhoz contabilizaram 13 ocorrências. Comparado a 2022, Extrema registrou 517 casos, 78 a mais do que o período anterior, e 457 no ano de 2021 – aumento de 138 processos. Os dados são da Secretaria de Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.

Dados divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Extrema apontam registro de mais de oito mil CNPJ ativos no município e cerca de 300 empresas de médio e pequeno porte, além de 100 e-commerces. “O cenário empresarial de Extrema vem assumindo crescimento acelerado nos últimos anos. A geração de emprego e renda, outro indicador de relevância no desenvolvimento do setor, aponta também para um movimento que amplia a capacidade da economia local, a renda e receita tributária e a geração de processos trabalhistas gerados na iniciativa privada. Com a possível viabilidade de um novo Posto Avançado de Trabalho certamente iremos ganhar em qualidade de vida e maior respeito ao trabalhador”, finalizou o presidente da Câmara.