29/02/2024 | 14:30

ESCOLA DO LEGISLATIVO DÁ INÍCIO ÀS ATIVIDADES DO PARLAMENTO JOVEM

Na primeira quarta-feira de março, dia 6, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Extrema inicia as atividades do Parlamento Jovem (PJ), programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio. Para convidar os jovens a participar, Mariana Lima, coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, esteve em escolas públicas e particulares do município.

De acordo com ela, as escolas receberam o projeto de portas abertas. “Tive um apoio importante da direção de cada escola para poder conversar com os alunos e deixar o banner com o QR Code para a inscrição, por um dia, em cada uma. Os alunos também foram muito receptivos. Na hora a gente já percebe quem tem interesse pelo projeto, o olhar já muda. Eles adoraram ouvir sobre o projeto. O apoio dos professores também é muito importante, eles colaboram com a divulgação tratando do assunto em sala de aula”, conta.

O Parlamento Jovem cria, para os jovens, a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Em 2024, o tema escolhido pelos estudantes como central do programa é “Melhorias no ensino escolar”. O assunto foi dividido em três subtemas, a fim de que os estudantes se aprofundem no entendimento da temática: “Melhorias do Ambiente de Ensino-Aprendizagem”; “Melhoria da Aprendizagem e Enfrentamento das Desigualdades Educacionais” e “Fortalecimento da Gestão Democrática”.

A Câmara Municipal de Extrema convida a todos os jovens matriculados no Ensino Médio para participarem dos encontros.