CÂMARA APROVA PROJETO DE REAJUSTE AO PISO DA ENFERMAGEM E PROPÕE PAGAMENTO RETROATIVO AOS TÉCNICOS

03/04/2024 | 15:03

A Câmara Municipal de Extrema aprovou, em dois turnos, o Projeto de Lei Complementar nº 287/2024, que trata a respeito do reajuste referente ao piso salarial dos profissionais de enfermagem, aprovado pelos presentes, mas encaminhado ao Executivo com uma emenda significativa, que garante retroatividade no pagamento dos servidores enquadrados como Técnicos de Enfermagem no CNES, a partir de maio de 2023, conforme estabelecido pela legislação federal e regulamentado pelas portarias correspondentes.

O projeto passou por dois turnos de votação: o primeiro na 7ª Ordinária e o segundo na 3ª Extraordinária, ambas realizadas no dia 1º, em sequência, devido à urgência do projeto. Profissionais da área estiveram presentes na reunião e a auxiliar de enfermagem Maria Angélica Ottoni Oliveira falou na Tribuna em nome da categoria.

O projeto havia sido debatido, em reunião de comissão, com o procurador do município, Walace Aquino, e com as secretárias de Saúde, Patrícia Carneiro, e de Recursos Humanos, Elaine Alvarenga. Na ocasião, as dúvidas dos vereadores foram esclarecidas pelos representantes do Executivo.

É fundamental reconhecer o comprometimento e a dedicação dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares, que desempenham um papel crucial na promoção da saúde e no cuidado aos pacientes. A valorização e o reconhecimento desses profissionais são essenciais para fortalecer ainda mais o sistema de saúde de nossa cidade.