VEREADORES APROVAM PROJETOS DE SAÚDE,  EDUCAÇÃO E CULTURA NA 25ª REUNIÃO

Todas Notícias

VEREADORES APROVAM PROJETOS DE SAÚDE,  EDUCAÇÃO E CULTURA NA 25ª REUNIÃO

14/10/2025 | 10:51

VEREADORES APROVAM PROJETOS DE SAÚDE,  EDUCAÇÃO E CULTURA NA 25ª REUNIÃO

Na segunda-feira, dia 13, a Câmara de Vereadores de Extrema realizou a 25ª Sessão Ordinária, ocasião em que todos os projetos pautados foram aprovados pelos parlamentares.

Durante o Pequeno Expediente, foram apresentadas e discutidas diversas indicações voltadas à infraestrutura urbana, segurança e mobilidade. Entre os principais pedidos, destacaram-se as propostas reivindicando a pintura de faixas de pedestres e sinalização horizontal em vários bairros da cidade — incluindo Parque dos Pássaros, Bela Vista, Cachoeira I e Mantiqueira —, além da instalação de semáforos e do estudo para implantação do sistema de Zona Azul. A retomada das obras da Ponte Vicente Tropeiro, a instalação de câmeras de segurança nas escolas e melhorias no abastecimento de água em comunidades rurais também foram tópicos citados durante o expediente.

Outras indicações importantes incluíram a instalação de câmeras em pontos de descarte irregular de lixo, iluminação pública e melhorias em pontos de ônibus, tubulação e recapeamento em vias públicas e a construção de cobertura no PSF do bairro Morbidelli.

Na Ordem do Dia, a pauta trouxe projetos de destaque nas áreas administrativa, esportiva e social, todos aprovados pelo plenário. Entre eles, o Projeto de Lei Complementar nº 305/2025, de autoria do Executivo, que cria cargos e vagas e reorganiza a estrutura das Secretarias Municipais; e o Projeto de Lei Ordinária nº 4367/2025, que regulamenta o empréstimo de máquinas a particulares.

Também foram aprovados projetos de incentivo ao esporte, como o PL nº 4382/2025, que autoriza apoio financeiro à equipe sub-21 de basquete de Extrema, e o PL nº 4384/2025, que destina recursos a atletas da natação. Outro destaque foi o Projeto de Lei nº 4373/2025, de autoria do vereador Ed Carlos Caetano dos Santos, que regulamenta programas sociais e de proteção animal, como a Farmácia Veterinária Solidária e o SUS-VET-Extrema.

Além disso, os vereadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 350/2025, que disciplina a concessão da Comenda “Asa Branca”, homenagem destinada a personalidades que valorizam e preservam as tradições rurais.

Encerrando a sessão, o presidente da Câmara, vereador Rafael Silva de Souza Lima (Tita), destacou o alto volume de proposições apreciadas e o compromisso dos parlamentares com o desenvolvimento e o bem-estar da população extremense. “Mais uma vez, nossa Câmara demonstra responsabilidade e agilidade na análise de propostas que beneficiam diretamente o cidadão. Seguimos trabalhando com transparência e dedicação em prol de Extrema”, afirmou Rafael Tita.

A íntegra da sessão pode ser revista no canal do Youtube da Câmara de Extrema pela internet.