UAI EXTREMA JÁ EMITIU MAIS DE 10 MIL CARTEIRAS DE IDENTIDADE NACIONAL EM 2025

Todas Notícias

UAI EXTREMA JÁ EMITIU MAIS DE 10 MIL CARTEIRAS DE IDENTIDADE NACIONAL EM 2025

10/12/2025 | 10:51

UAI EXTREMA JÁ EMITIU MAIS DE 10 MIL CARTEIRAS DE IDENTIDADE NACIONAL EM 2025

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Extrema já emitiu mais de 10 mil unidades da Carteira de Identidade Nacional (CIN) somente neste ano de 2025. O número mostra a acessibilidade e agilidade do serviço prestado e reflete a alta procura da população de Extrema e região pelo novo documento, que substituirá o antigo RG até 2032.

Segundo o gerente da UAI Extrema, Sérgio Gonçalves, a emissão da nova carteira de identidade é um dos serviços mais procurados na unidade. “Nós temos o compromisso de oferecer um serviço público de qualidade e de melhorá-lo cada vez mais. Por isso, aprimoramos constantemente o atendimento. Aumentamos a equipe da CIN para atender a demanda com mais agilidade e passamos a contar com o pré-cadastro que torna o processo ainda mais rápido, garantindo que todos possam tirar o novo documento com facilidade”.

Antes do serviço disponibilizado na UAI, os extremenses precisavam se deslocar para outras cidades da região, como Bragança Paulista ou Pouso Alegre, para obter a nova carteira de identidade, que unifica os registros de identificação em todo o país, utilizando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único. O antigo RG era estadual, uma única pessoa poderia emitir até 27 carteiras de identidade em diferentes estados do Brasil e cada uma com um número diversificado de identificação.

Além disso, a CIN conta com recursos de segurança mais avançados, melhorando também a identificação e o acesso a serviços públicos e benefícios sociais do governo. É possível incluir na nova carteira o número de outros documentos, como título de eleitor, certificado militar e carteira de motorista, além de símbolos que identificam Pessoas com Deficiência (PCD).

A primeira via está disponível gratuitamente. A validade varia de acordo com a idade, sendo 5 anos para crianças de 0 a 12 anos incompletos; 10 anos para quem tem idade entre 12 e 60 anos incompletos; e validade indeterminada para idosos acima de 60 anos. A CIN digital é liberada automaticamente no aplicativo Gov.br após a finalização da impressão do documento físico.

Os cidadãos que desejarem emitir a nova identidade devem realizar o agendamento prévio de forma gratuita pelo site www.mg.gov.br, no aplicativo MG App ou pessoalmente na UAI Extrema, localizada na Avenida Vereador José Ferreira, 41, Centro – nos dias 11 e 12 de dezembro, a UAI estará fechado devido à mudança para a nova sede, no novo endereço da Casa do Cidadão. O atendimento será retomado na Rua Antônio Onisto, 41, Centro, às 8h da segunda-feira, dia 15 de dezembro.

Sérgio Gonçalves ressalta que, no dia do atendimento agendado para a emissão da CIN, é obrigatório apresentar somente um documento, “a certidão original de nascimento ou casamento, ou ainda a de casamento com averbação de divórcio”, afirmou.

Mais informações podem ser obtidas pelo número (35) 3035-0166 ou no WhatsApp (35) 3435-2168. Não são realizados agendamentos por telefone.