UAI EXTREMA JÁ EMITIU MAIS DE 10 MIL CARTEIRAS DE IDENTIDADE NACIONAL EM 2025
A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Extrema já emitiu mais de 10 mil unidades da Carteira de Identidade Nacional (CIN) somente neste ano de 2025. O número mostra a acessibilidade e agilidade do serviço prestado e reflete a alta procura da população de Extrema e região pelo novo documento, que substituirá o antigo RG até 2032.
Segundo o gerente da UAI Extrema, Sérgio Gonçalves, a emissão da nova carteira de identidade é um dos serviços mais procurados na unidade. “Nós temos o compromisso de oferecer um serviço público de qualidade e de melhorá-lo cada vez mais. Por isso, aprimoramos constantemente o atendimento. Aumentamos a equipe da CIN para atender a demanda com mais agilidade e passamos a contar com o pré-cadastro que torna o processo ainda mais rápido, garantindo que todos possam tirar o novo documento com facilidade”.
Antes do serviço disponibilizado na UAI, os extremenses precisavam se deslocar para outras cidades da região, como Bragança Paulista ou Pouso Alegre, para obter a nova carteira de identidade, que unifica os registros de identificação em todo o país, utilizando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único. O antigo RG era estadual, uma única pessoa poderia emitir até 27 carteiras de identidade em diferentes estados do Brasil e cada uma com um número diversificado de identificação.
Além disso, a CIN conta com recursos de segurança mais avançados, melhorando também a identificação e o acesso a serviços públicos e benefícios sociais do governo. É possível incluir na nova carteira o número de outros documentos, como título de eleitor, certificado militar e carteira de motorista, além de símbolos que identificam Pessoas com Deficiência (PCD).
A primeira via está disponível gratuitamente. A validade varia de acordo com a idade, sendo 5 anos para crianças de 0 a 12 anos incompletos; 10 anos para quem tem idade entre 12 e 60 anos incompletos; e validade indeterminada para idosos acima de 60 anos. A CIN digital é liberada automaticamente no aplicativo Gov.br após a finalização da impressão do documento físico.
Os cidadãos que desejarem emitir a nova identidade devem realizar o agendamento prévio de forma gratuita pelo site www.mg.gov.br, no aplicativo MG App ou pessoalmente na UAI Extrema, localizada na Avenida Vereador José Ferreira, 41, Centro – nos dias 11 e 12 de dezembro, a UAI estará fechado devido à mudança para a nova sede, no novo endereço da Casa do Cidadão. O atendimento será retomado na Rua Antônio Onisto, 41, Centro, às 8h da segunda-feira, dia 15 de dezembro.
Sérgio Gonçalves ressalta que, no dia do atendimento agendado para a emissão da CIN, é obrigatório apresentar somente um documento, “a certidão original de nascimento ou casamento, ou ainda a de casamento com averbação de divórcio”, afirmou.
Mais informações podem ser obtidas pelo número (35) 3035-0166 ou no WhatsApp (35) 3435-2168. Não são realizados agendamentos por telefone.








10/12/2025 | 10:51


