
UAI COMEÇA A APLICAR PROVA ELETRÔNICA DE TRÂNSITO EM EXTREMA
A partir de agora, os moradores de Extrema, Itapeva, Camanducaia e Toledo que estão em processo de habilitação para dirigir, ou precisam de exames de reciclagem ou cursos especializados, têm um procedimento mais rápido e seguro no município. A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) começou a aplicar a prova eletrônica de legislação de trânsito na segunda-feira, dia 8 de outubro.
A mudança, que já é uma realidade em diversas cidades mineiras, substitui a antiga prova impressa feita na Escola Municipal Maristela Carniel Onisto por um exame realizado diretamente em computadores, dentro de uma área especial na UAI Extrema. O sistema é conectado em tempo real à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET/MG), antigo Detran-MG, o que permite que o resultado seja liberado em apenas alguns minutos, logo após o término da avaliação.
Anteriormente, o município atendia 270 cidadãos por mês. Agora, serão 400 exames mensais, com 20 provas diárias e 5 cabines de aplicação simultânea. A mudança beneficiará aproximadamente 100 mil moradores de Extrema e região.
Além do maior número de atendimentos, o gerente da UAI, Sérgio Gonçalves, destacou que a tecnologia traz mais comodidade para quem vai tirar a CNH. “O resultado sai na hora. Então, o candidato não precisa mais esperar dias por isso. A nota é liberada imediatamente após a finalização do exame, com total segurança”.
A prova eletrônica também elimina problemas como falhas de impressão e extravios de documentos, garantindo maior confiabilidade e integridade em todas as etapas do processo. O conteúdo do exame continua o mesmo, abordando temas como sinalização, infrações e normas de circulação.
O agendamento da prova é gratuito e deve ser feito com antecedência por meio do site da CET (www.transito.mg.gov.br) ou via autoescola. A UAI Extrema está disponível para mais informações, pelo telefone (35) 3035-0166 ou no WhatsApp (35) 3435-2168, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade está localizada na Avenida Vereador José Ferreira, 41, no Centro.