
UAI AMPLIA ATENDIMENTO DE EMISSÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN)
Com mais de 8,6 mil emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) desde a sua inauguração, em julho de 2024, a Unidade de Atendimento integrado (UAI) de Extrema passa a contar com mais um membro na equipe para ampliar o atendimento da emissão do documento, melhorando a prestação de serviços à população.
“Estamos muito satisfeitos em contar com mais um atendente para realizar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional aqui na UAI. Esse é o serviço mais procurado na unidade e essa medida reforça o nosso compromisso em oferecer mais agilidade, conforto e acesso aos cidadãos, garantindo que todos possam tirar o novo documento com ainda mais facilidade”, disse o gerente da UAI Extrema, Sérgio Gonçalves.
Antes dos serviços disponibilizados na UAI, os extremenses precisavam se deslocar para outras cidades da região, como Bragança Paulista ou Pouso Alegre, para obter a nova carteira de identidade, que agora possui somente um número de registro válido em todo o país, sendo a mesma numeração do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O antigo RG era estadual, uma única pessoa poderia emitir até 27 carteiras de identidade em diferentes estados do Brasil e cada uma com um número diversificado de identificação.
A CIN vai substituir completamente o antigo documento de identidade até 2032, mas por enquanto ainda não é obrigatória. Ela possui QR Code para garantir a segurança e verificação dos dados do cidadão, visando reduzir fraudes, melhorar a identificação e também o acesso a serviços públicos digitais e benefícios sociais do governo. É possível incluir na nova carteira o número de outros documentos, como título de eleitor, certificado militar e carteira de motorista.
A primeira via está disponível gratuitamente em formato digital ou em papel. A validade varia de acordo com a idade, sendo 5 anos para crianças de 0 a 12 anos incompletos; 10 anos para quem tem idade entre 12 e 60 anos incompletos; e validade indeterminada para idosos acima de 60 anos. A CIN digital é liberada automaticamente no aplicativo Gov.br após a finalização da impressão do documento físico.
Para obter a nova carteira de identidade é necessário agendar o serviço no site www.mg.gov.br, pelo aplicativo MG App, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, ou no terminal de atendimento de Extrema, localizado na Avenida Vereador José Ferreira, 41, Centro. O atendimento acontece de acordo com o horário agendado e não por ordem de chegada. Por isso, a orientação é chegar com apenas 15 minutos de antecedência da hora marcada.
Mais informações podem ser obtidas pelo número (35) 3035-0166 ou no WhatsApp (35) 3435-2168, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – não são realizados agendamentos por telefone.