PROCURADORIA DA MULHER REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DENÚNCIA E ACOLHIMENTO NO AGOSTO LILÁS

Todas Notícias

PROCURADORIA DA MULHER REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DENÚNCIA E ACOLHIMENTO NO AGOSTO LILÁS

15/08/2025 | 15:47

PROCURADORIA DA MULHER REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DENÚNCIA E ACOLHIMENTO NO AGOSTO LILÁS

Durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Extrema intensifica suas ações de orientação, acolhimento e informação para fortalecer a rede de proteção no município.

A campanha surgiu para reforçar a importância da Lei Maria da Penha, que completou 19 anos no último dia 7 de agosto, e incentivar a denúncia de agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

A lei é um marco fundamental no combate à violência doméstica e familiar no Brasil. No entanto, apesar dos avanços, os números de agressões ainda são alarmantes. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de feminicídio a cada 6 horas no Brasil e mais de 21,4 milhões de mulheres sofrem algum tipo de violência num espaço de 12 meses.

Por isso, a Procuradoria reforça que denunciar é o primeiro passo para quebrar o ciclo. “Nosso papel é garantir que nenhuma mulher se sinta sozinha diante da violência. A denúncia é um ato de coragem, e é dever do poder público criar canais seguros e eficientes de escuta e apoio”, destacou a procuradora da Mulher, vereadora Rozilda Celeste de Sales.

Além de campanhas educativas, a Procuradoria da Mulher oferece escuta qualificada, encaminhamento à rede de apoio e orientações sobre direitos e medidas protetivas. O espaço está aberto para atender mulheres que vivenciam qualquer tipo de violência. O endereço é Rua João Mendes, 67, Centro (Casa do Cidadão). O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A população pode procurar ajuda também pelo WhatsApp da Procuradoria que recebe ligações e mensagens no número (31) 97188-4158 ou entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, pelo 180, que funciona 24 horas.