
PROCURADORIA DA MULHER DE EXTREMA ALERTA SOBRE O TRÁFICO DE MULHERES E MENINAS
Em alusão ao Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, 30 de julho, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Extrema reforça o alerta sobre uma das mais graves e silenciosas violações de direitos humanos. Entre as vítimas, as mulheres e meninas representam a maioria dos casos, sendo alvos de redes criminosas que exploram sua vulnerabilidade e falta de oportunidades.
“Elas são submetidas a situações cruéis — desde a exploração sexual até o trabalho forçado, análogo à escravidão. Muitas vezes, são enganadas com falsas promessas de emprego, estudo ou melhores condições de vida. Ao serem capturadas por essas redes, perdem a liberdade, a dignidade e enfrentam traumas profundos que marcam para sempre suas vidas”, comentou a assessora da Procuradoria da Mulher, Thayná Azevedo.
Com a Lei nº 13.344/2016, conhecida como a Lei de Tráfico de Pessoas, houve a tipificação penal do crime no Brasil. A Procuradoria da Mulher reforça que combater o tráfico de pessoas exige compromisso coletivo, políticas públicas eficazes, apoio às vítimas e, acima de tudo, informação.
Para a procuradora da Mulher, vereadora Rozilda Celeste de Sales, é fundamental que as mulheres conheçam seus direitos e tenham acesso a canais de denúncia seguros e acolhedores. “Não podemos nos calar diante de uma realidade tão cruel. Nosso papel é dar visibilidade a essas vozes silenciadas e lutar para que nenhuma mulher seja tratada como mercadoria”.
A data é um momento de mobilização e conscientização, mas a luta é diária. A Procuradoria da Mulher segue empenhada em promover ações educativas, articulações com órgãos de proteção e acolhimento, além de campanhas de prevenção e combate ao tráfico humano.
Se você souber ou suspeitar de algum caso, denuncie. Disque 100, 180 ou entre em contato com a Procuradoria da Mulher pelo WhatsApp (31) 97188-4158 – ligações e mensagens. O endereço é Rua João Mendes, 67, Centro (Casa do Cidadão), com atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.