Procuradoria da Mulher aborda a segurança no ambiente de trabalho

Todas Notícias

Procuradoria da Mulher aborda a segurança no ambiente de trabalho

30/04/2025 | 8:59

Procuradoria da Mulher aborda a segurança no ambiente de trabalho

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Extrema tem intensificado o debate sobre um aspecto importante, porém, muitas vezes negligenciado, da segurança no ambiente profissional: a perspectiva de gênero. O departamento busca promover ambientes mais seguros, equitativos e livres de assédio para todas as trabalhadoras extremenses.

Historicamente, as discussões sobre segurança no trabalho tendem a ser neutras em relação ao gênero, focando em riscos físicos e ergonômicos de maneira generalizada. No entanto, existem particularidades enfrentadas pelas mulheres na vida profissional. São questões que muitas vezes impactam a saúde física e mental da mulher, como o assédio moral e sexual, a discriminação de gênero e a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados aos corpos femininos.

A assessora da Procuradoria da Mulher de Extrema, Thayná Azevedo, reforçou que a segurança no trabalho para as mulheres vai além da prevenção de acidentes típicos. “Envolve a criação de um ambiente respeitoso e livre de qualquer forma de violência ou discriminação. É fundamental que as empresas e a sociedade como um todo reconheçam essas nuances e adotem medidas concretas para garantir a integridade física e psicológica de todas as trabalhadoras”, disse.

A Procuradoria da Mulher reforça o chamado para que empresas, governos e a sociedade civil se unam na construção de ambientes de trabalho verdadeiramente seguros e inclusivos para as mulheres, com políticas de tolerância zero ao assédio e à discriminação de gênero, adaptação de EPIs e normas de segurança necessárias aos corpos femininos, igualdade salarial e de oportunidades, além de programas de conscientização para promover a cultura de respeito no ambiente de trabalho.

“Abordando a segurança no trabalho sob a ótica da igualdade de gênero, a Procuradoria da Mulher não apenas protege os direitos das trabalhadoras, mas também contribui para a construção de um mercado de trabalho mais justo, produtivo e saudável para todos”, finalizou Thayná Azevedo.

Mais informações sobre as ações da Procuradoria da Mulher de Extrema podem ser obtidas pelo telefone: (31) 97188-4158 – ligações e WhatsApp. O endereço é Rua João Mendes, 67, Centro (Casa do Cidadão). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara de Extrema