PROCON CÂMARA PASSA DOS 6 MIL ATENDIMENTOS EM 2025

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PROCON CÂMARA PASSA DOS 6 MIL ATENDIMENTOS EM 2025

18/12/2025 | 8:30

PROCON CÂMARA PASSA DOS 6 MIL ATENDIMENTOS EM 2025

Maior volume de demandas está relacionadas a negativação e bancos

De acordo com o balanço de atividades divulgado pelo PROCON Câmara, foram 6.177 os atendimentos realizados até o dia 5 de dezembro. No primeiro semestre foram realizados 3.337 atendimentos. Já no segundo semestre a marca foi de 2.840 atendimentos.

O mês com o maior número de atendimentos foi janeiro, com 606 casos, seguido de abril, com 587 e setembro, com 586. Todos os meses tiveram registros acima de  500 casos.

Os destaques na procura por atendimentos do PROCON em 2025 são os casos envolvendo SPC/Serasa/Protesto, que lideraram as demandas do ano. As ocorrências relacionadas a Bancos e Financeiras aparecem em segundo lugar, seguidas por reclamações sobre Serviços Diversos e Telefonia/Internet/TV, que mantiveram alta procura em todos os meses analisados.

Entre os casos mais frequentes, também se destacam as queixas por descontos indevidos em benefício do INSS, problemas com cartões de crédito, questões envolvendo Água e Luz e reclamações sobre produtos e compras, tanto no comércio local quanto em plataformas digitais.

O levantamento demonstra que as áreas com maior volume de conflitos estão ligadas à negativação indevida, operações financeiras e serviços essenciais, refletindo a rotina de consumo dos moradores e os principais desafios enfrentados ao buscar seus direitos.

De acordo com a gerente do PROCON, Luísa Ortiz, “o número expressivo de atendimentos reforça a importância da orientação aos consumidores e da mediação entre clientes e fornecedores”.

O órgão mantém atendimento gratuito para esclarecer dúvidas, registrar reclamações e auxiliar na resolução de conflitos, atuando como canal fundamental para a proteção e defesa do consumidor ao longo de todo o ano.

Desde o dia 15 de dezembro, o PROCON Câmara está atendendo em novo endereço, na Rua Antônio Onisto, 41, onde também estão localizados o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e a Unidade de Atendimento Integrado (UAI).  A nova Casa do Cidadão, em um único complexo, garante mais praticidade, organização e agilidade no atendimento ao cidadão.