PROCON CÂMARA ORIENTA COMO SE PROTEGER DE FRAUDES NO PIX AUTOMÁTICO

Todas Notícias

PROCON CÂMARA ORIENTA COMO SE PROTEGER DE FRAUDES NO PIX AUTOMÁTICO

11/07/2025 | 14:55

PROCON CÂMARA ORIENTA COMO SE PROTEGER DE FRAUDES NO PIX AUTOMÁTICO

O Pix Automático chegou em 16 de junho para facilitar o pagamento de cobranças recorrentes, como mensalidades de escola, assinaturas, contas de água, energia e telefone, entre outros serviços contínuos. Com ele, o valor é debitado automaticamente da conta do consumidor via Pix na data acordada, sem necessidade de fazer novos pagamentos manuais a cada vencimento.

“O próprio consumidor autoriza uma única vez o pagamento das cobranças pelo Pix Automático e define regras, como, por exemplo, o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não sua linha de crédito. Essa nova modalidade começou a valer há menos de um mês e, apesar de ser bem segura, é importante que os consumidores fiquem atentos para evitar golpes”, orientou a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz.

O Banco Central, criador do Pix, implementou novas regras para garantir a segurança das transações e proteger os consumidores contra fraudes, como, por exemplo, a verificação de dados cadastrais das empresas e tempo de abertura das suas respectivas contas.

Para aproveitar ainda mais os benefícios dessa funcionalidade sem comprometer sua segurança financeira, algumas  dicas do Procon de Extrema para se proteger incluem: verificar a identidade da empresa antes de autorizar o Pix Automático, confirmando se a empresa é idônea e se os dados fornecidos são reais; desconfiar de cobranças inesperadas e que não reconhece, entrando em contato diretamente com a empresa para confirmar a veracidade; monitorar transações com acompanhamento regular dos extratos bancários para identificar cobranças não autorizadas, caso surjam.

Ainda segundo Luísa Ortiz, se o consumidor observar uma cobrança indevida, deve entrar em contato com o banco imediatamente para solicitar o cancelamento, inclusive da recorrência. “O munícipe também pode procurar o Procon Câmara para orientações, na Rua Antônio Onisto, 369, Centro. O atendimento é totalmente gratuito”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Procon (35) 3035-0164 ou no WhatsApp (35) 99907-3268. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.