
OUTUBRO ROSA: PROCURADORIA DA MULHER DESTACA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE
Com o lema, “Informação que salva, cuidado que transforma”, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Extrema reforça, neste mês de Outubro Rosa, a importância da conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama (principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil) e do colo do útero.
“Quanto antes a doença for descoberta, mais eficaz será o tratamento e maior a chance de cura. O diagnóstico precoce salva vidas. É fundamental que as mulheres mantenham o acompanhamento médico em dia e realizem os exames indicados. O Outubro Rosa é um lembrete de que o cuidado precisa fazer parte da rotina”, ressaltou a procuradora da Mulher, vereadora Rozilda Celeste de Sales.
A campanha tem como intuito incentivar o cuidado com a saúde, promover o acesso à informação e alertar para a necessidade de realizar exames preventivos regularmente, como a mamografia, o autoexame das mamas e o papanicolau, pois detectar o câncer em estágio inicial aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido e de cura, além de reduzir os impactos físicos e emocionais da doença.
Durante todo o mês, a Procuradoria reforça sua atuação na divulgação de informações sobre prevenção e saúde da mulher, estimulando o diálogo e o acesso aos serviços públicos de apoio. A campanha também busca acolher e conscientizar a comunidade sobre a importância da empatia e do suporte às mulheres em tratamento.
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, criado no início da década de 1990, e simbolizado pelo laço cor-de-rosa — um gesto de solidariedade e esperança na luta contra a doença.
A Procuradoria da Mulher está localizada na Casa do Cidadão, na Rua João Mendes, 67, Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações pelo WhatsApp (31) 97188-4158.