“INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E COM NEURODIVERGÊNCIA” É O TEMA DO PARLAMENTO JOVEM DE 2026

Todas Notícias

“INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E COM NEURODIVERGÊNCIA” É O TEMA DO PARLAMENTO JOVEM DE 2026

27/01/2026 | 10:35

“INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E COM NEURODIVERGÊNCIA” É O TEMA DO PARLAMENTO JOVEM DE 2026

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2026 vai colocar em pauta um tema essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e com Neurodivergência. A escolha reforça a importância do respeito às diferenças, da garantia de direitos e da promoção de oportunidades para todos.

A iniciativa é desenvolvida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em Extrema, o projeto é realizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Extrema. O objetivo aproximar os jovens do ensino médio da realidade política, incentivando a participação cidadã e o pensamento crítico. Por meio do projeto, os estudantes passam a compreender, de forma simples e didática, como funciona o Poder Legislativo e como as decisões políticas impactam diretamente a vida da população.

Realizado na Câmara de Extrema desde 2016, o Parlamento Jovem acontece ao longo de todo o ano e é dividido em cinco etapas: Preparação, Implantação, Municipal, Regional e Estadual. O público-alvo do Parlamento Jovem são todos os alunos do ensino médio do município. Em 2026, participam do projeto as seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Alfredo Olivotti, Escola Estadual Odete Valadares e Colégio Bom Pastor Anglo.

O tema trabalhado em cada edição é definido pelos próprios estudantes. A escolha acontece por meio de votação aberta, realizada durante a Plenária Estadual da edição anterior do projeto, em Belo Horizonte. O assunto eleito passa a ser o mesmo para todas as câmaras municipais participantes do programa em Minas, garantindo unidade no debate e aprofundamento das discussões.

Ao tratar da inclusão de pessoas com deficiência e com neurodivergência, o PJ convida os estudantes a refletirem sobre acessibilidade, respeito, combate ao preconceito e políticas públicas capazes de promover participação plena e autonomia.

“O PJ é uma oportunidade valiosa de formação cidadã e de fortalecimento do protagonismo juvenil. Ao debater a inclusão social, os participantes ampliam a compreensão sobre a diversidade humana e percebem como políticas públicas inclusivas têm o poder de transformar vidas. Eles são incentivados a participar ativamente da política, elaborando e encaminhando propostas de ação legislativa sobre o tema às câmaras municipais e à Assembleia Legislativa de Minas. É um caminho para estimular mais jovens na política e formar cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com um futuro mais justo e solidário para todos”, disse a assessora pedagógica da Escola do Legislativo, Mariana Bello Moro.

Mais detalhes sobre o PJ Minas podem ser obtidos pelo WhatsApp (31) 97210-4462 ou no site www.camaraextrema.mg.gov.br/escola-do-legislativo.