INCLUSÃO, SAÚDE E PROTEÇÃO À MULHER FORAM TEMAS DA 1ª REUNIÃO DE COMISSÃO PERMANENTE DO ANO

Todas Notícias

INCLUSÃO, SAÚDE E PROTEÇÃO À MULHER FORAM TEMAS DA 1ª REUNIÃO DE COMISSÃO PERMANENTE DO ANO

26/01/2026 | 16:41

INCLUSÃO, SAÚDE E PROTEÇÃO À MULHER FORAM TEMAS DA 1ª REUNIÃO DE COMISSÃO PERMANENTE DO ANO

O Legislativo de Extrema iniciou 2026 debatendo pautas voltadas ao bem-estar social, inclusão, proteção à mulher e modernização dos serviços públicos durante a 1ª reunião conjunta de Comissões Permanentes na segunda-feira, dia 26. O pontapé inicial nos trabalhos das Comissões Conjuntas de Legislação, Justiça e Redação Final, e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas marcou o compromisso do Legislativo com temas que tocam diretamente na qualidade de vida do cidadão extremense.

Foco na Inclusão e Proteção Social

O grande destaque da sessão foi a apresentação de projetos com forte apelo social. Entre eles, o Projeto de Lei nº 4456/2026, que propõe a criação do Parque Municipal Girassol Multissensorial, um espaço pioneiro voltado especificamente para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Complementando essa visão inclusiva, o PL nº 4464/2026 prevê a instituição do Conselho e do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, garantindo orçamento e voz ativa para essa parcela da população.

A proteção à mulher também ganhou força com as propostas que permeiam o programa “Casa de Apoio à Mulher – Sala Borboleta” e a iniciativa “Banco Vermelho” buscam institucionalizar ações de conscientização e enfrentamento à violência doméstica, alinhando Extrema às mais recentes legislações federais de proteção feminina.

A modernização da cidade apareceu no projeto “Sistema Luz na Hora”, que utiliza QR Codes em postes para facilitar o reparo da iluminação pública. No campo econômico, a regulamentação da “Feira de Extrema” promete impulsionar o produtor rural, o artesanato e o empreendedorismo feminino, unindo tradição e fomento turístico.

A reunião também tratou da saúde financeira do município e da valorização de seus quadros. Foram apresentados projetos para a reposição inflacionária e aumento real dos servidores públicos do Executivo e do Legislativo, garantindo que o crescimento da cidade seja acompanhado pelo reconhecimento daqueles que prestam o serviço público.

Com uma extensa lista de denominações de logradouros, o Legislativo reforça ainda o resgate histórico e a identidade das comunidades locais. Ao priorizar pautas de ordem social, a primeira reunião de 2026 sinaliza um ano legislativo atento às necessidades humanas e à dignidade de cada morador de Extrema.