
GINCANA DO SABER 2025 PROMOVE CIDADANIA E INTEGRAÇÃO ENTRE ESTUDANTES EM EXTREMA
O Cine Teatro de Extrema foi palco, no dia 3 de outubro de 2025, da etapa municipal da Gincana do Saber, iniciativa da Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Extrema, que reuniu alunos de seis escolas municipais em uma manhã de integração, aprendizado e valorização da cidadania. Participaram da atividade as escolas Alcebiades Gilli, Evandro Brito da Cunha, José Sebastião Morbidelli, João Orsi de Morais, Maristela Carniel Onisto e Osvaldo de Oliveira.
A competição tem como base o livro Constituição em Miúdos e funciona em formato de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. A proposta é aproximar os estudantes dos princípios constitucionais, incentivando a reflexão sobre direitos e deveres e fortalecendo o exercício da democracia de forma lúdica e participativa.
O envolvimento dos professores foi fundamental para o sucesso da etapa, garantindo apoio e motivação aos alunos. Representaram suas escolas os docentes Denis Andrade (Osvaldo de Oliveira), Jéssica Rodrigues (Maristela Carniel Onisto e Evandro Brito da Cunha), Nathalia Lambert Brustolin (José Sebastião Morbidelli), Jorge Faria (João Orsi de Morais) e Felipe Porto (Alcebiades Gilli).
O destaque da edição ficou por conta das alunas Stella Caruso Antunes e Lívia Ferreira Silva, da Escola Municipal Maristela Carniel Onisto. Orientadas pela professora Jéssica Rodrigues, elas demonstraram preparo e excelente desempenho, conquistando o primeiro lugar da disputa.
Mais do que uma competição, a Gincana do Saber 2025 reafirmou-se como um importante instrumento de educação para a cidadania. Ao estimular o protagonismo juvenil e o pensamento crítico, a iniciativa reforça o compromisso do Poder Legislativo em contribuir para a formação participativa e consciente dos estudantes de Extrema.

