ESCOLA DO LEGISLATIVO PROMOVE ATIVIDADES EM SETEMBRO COM FOCO EM CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
A Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Vereadores de Extrema encerrou setembro com uma intensa agenda de iniciativas voltadas à promoção da cidadania, ao fortalecimento da educação política e ao incentivo à participação social. A programação contemplou diferentes públicos, de crianças a idosos, e reforçou o papel da instituição como espaço de aprendizado, diálogo e aproximação entre a comunidade e o Poder Legislativo.
Entre as atividades desenvolvidas esteve o lançamento da 3ª edição do projeto Câmara Mais, direcionado a pessoas com 60 anos ou mais, que promoveu encontros formativos sobre saúde, qualidade de vida e educação financeira.
Já o projeto Câmara de Portas Abertas proporcionou a crianças e jovens a oportunidade de conhecer o funcionamento da Câmara, compreender a importância da democracia, o papel dos vereadores, as atribuições e diferenças entre os Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Participaram de visitas à sede do Legislativo, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), da Escola Municipal João Orsi de Moraes, do Educandário Primeiros Passos – Privest e da Escola Municipal José Sebastião Morbidelli.
Além disso, representantes do Parlamento Jovem de Extrema participaram de encontros virtuais do Polo Sul I, debatendo propostas enviadas para a etapa estadual. O município também marcou presença na Plenária Estadual, realizada em Belo Horizonte, que reuniu cerca de 150 jovens de diferentes cidades mineiras. O encontro resultou no encaminhamento de 12 propostas à Comissão Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e definiu o tema que será trabalhado em 2026: “Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e Neurodivergência”.
O mês de setembro também foi dedicado à preparação da etapa final da Gincana do Saber, com a elaboração de materiais, seleção das duplas competidoras, reuniões de apoio e gravações para o vídeo institucional.
“As atividades reforçaram o compromisso da Câmara em promover a educação cidadã, incentivar a participação social e formar uma sociedade mais consciente e democrática”, destacou a assessora pedagógica da Escola do Legislativo, Mariana Lima.








01/10/2025 | 9:46

