
ESCOLA DO LEGISLATIVO ABORDA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POLÍTICA NAS ESCOLAS PARA INCENTIVO AO VOTO CONSCIENTE
A Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Vereadores de Extrema tem se dedicado a promover ações educativas que incentivam a participação cidadã, especialmente entre os jovens do município. Com as eleições gerais previstas para 2026, o tema da educação política nas escolas ganha ainda mais relevância, despertando reflexões sobre o papel da juventude no fortalecimento da democracia no país.
A proposta da Escola do Legislativo é aproximar os estudantes da realidade política do Brasil, por meio de debates, palestras, oficinas e projetos, como o Parlamento Jovem, Gincana do Saber e Câmara de Portas Abertas, que explicam, de forma didática e acessível, o funcionamento do sistema eleitoral e do Poder Legislativo, a importância do voto e os direitos e deveres do cidadão. A iniciativa busca formar uma nova geração de eleitores mais conscientes, críticos e preparados para exercer seu papel nas urnas com consciência e responsabilidade.
Para a assessora pedagógica da Escola do Legislativo, Mariana Lima Nascimento, investir em educação política nas escolas é essencial para combater a desinformação, fortalecer a cidadania e preparar os jovens para participar ativamente das decisões que impactam sua cidade, estado e país. “Quando o jovem entende como a política interfere diretamente na sua vida, ele se sente mais motivado a participar e fazer a diferença”, afirmou.
Além disso, com a possibilidade de tirar o título de eleitor a partir dos 16 anos, muitos estudantes poderão votar pela primeira vez em 2026, para eleger o presidente e o vice-presidente da República, governadores e seus vices, senadores e deputados federais e estaduais. “Isso reforça a importância de ações voltadas à conscientização política, garantindo que esses futuros eleitores estejam prontos para escolher seus representantes”, concluiu Mariana Lima Nascimento.
A Escola do Legislativo funciona na Câmara de Extrema, na Av. Delegado Waldemar Gomes Pinto, 1626, Ponte Nova. Para conhecer mais sobre a EL, acesse o site www.camaraextrema.mg.gov.br/escola-do-legislativo ou envie uma mensagem para o WhatsApp (31) 97210-4462.
CAC emite título eleitoral
O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), órgão da Câmara Municipal de Extrema, emite gratuitamente a primeira via do título de eleitor, na Casa do Cidadão, localizada na Rua João Mendes, 67, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
O munícipe também tem a opção de acessar o site do TSE (https://shre.ink/8NWD) e solicitar o serviço. Já o Cartório Eleitoral de Extrema fica na Rua Olegário Maciel, 5, no Centro.