CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO NO DIA NACIONAL DO SURDO

Todas Notícias

CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO NO DIA NACIONAL DO SURDO

26/09/2025 | 8:00

CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO NO DIA NACIONAL DO SURDO

No Brasil, o Dia Nacional do Surdo é celebrado em 26 de setembro. A data marca as conquistas da comunidade surda e propõe reflexões sobre as lutas por inclusão social e pelo reconhecimento de direitos, como a oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A escolha do dia faz referência à fundação, em 1857, da primeira escola para surdos no país, o então Instituto Imperial de Surdos-Mudos, hoje conhecido como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Desde 2019, a Câmara de Vereadores de Extrema garante acessibilidade por meio da tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em suas sessões parlamentares e eventos institucionais. O serviço, que já soma seis anos de implantação, é oferecido tanto presencialmente quanto em transmissões online, assegurando às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o direito à informação e à participação cidadã.

As transmissões podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal da TV Câmara, no YouTube e pelas redes sociais do Legislativo, ampliando o alcance e promovendo a inclusão digital.

A atual legislatura da Câmara de Extrema tem intensificado esse compromisso ao ampliar a reflexão e o debate sobre temas essenciais para a construção de uma sociedade mais justa. Entre eles estão a equidade, o acolhimento, o respeito, a participação, a valorização das diferenças, a integração, a acessibilidade, a diversidade e a união.

A Câmara de Vereadores reafirma seu papel de conscientizar a sociedade sobre as demandas da comunidade surda, fortalecendo a luta por dignidade e cidadania. Além disso, busca combater a desinformação e o preconceito, aproximando cada vez mais o cidadão das discussões e decisões que impactam o futuro da população.

SETEMBRO AZUL

Outras datas importantes para a comunidade surda também são lembradas em setembro, como o Dia Internacional das Línguas de Sinais, em 23 de setembro proclamado pela ONU em 2018, em reconhecimento à relevância dessas línguas para a garantia dos direitos humanos das pessoas surdas.

Já o dia 30 de setembro é o Dia Internacional do Surdo, instituído em homenagem à fundação da Federação Mundial dos Surdos, em 1951, organização que atua pela defesa e valorização da comunidade surda em todo o mundo.

Essas datas integram a Semana Internacional do Surdo, lembrada na última semana completa de setembro e que tem por finalidade sensibilizar a sociedade para as questões da comunidade surda, promover sua cultura, história e identidade, além de reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão. Todas essas ações fazem parte do movimento Setembro Azul, no qual a cor azul se tornou símbolo de luta, orgulho e resistência da comunidade surda.