BALANÇO POSITIVO E NÚMEROS EXPRESSIVOS MARCAM 1º SEMESTRE DE 2025 DA CÂMARA

Todas Notícias

BALANÇO POSITIVO E NÚMEROS EXPRESSIVOS MARCAM 1º SEMESTRE DE 2025 DA CÂMARA

10/07/2025 | 11:43

BALANÇO POSITIVO E NÚMEROS EXPRESSIVOS MARCAM 1º SEMESTRE DE 2025 DA CÂMARA

O primeiro semestre de 2025 foi marcado por avanços significativos na atuação da Câmara de Vereadores de Extrema. Segundo o presidente do Legislativo, vereador Rafael Silva de Souza Lima, o Rafael Tita, foram apresentados resultados que evidenciam uma nova fase da Casa: ainda mais próxima da população, mais transparente e comprometida com a eficiência dos serviços prestados.

Segundo o presidente, esta legislatura iniciou com grande renovação e com um foco claro na acessibilidade à informação e na qualidade do atendimento ao cidadão. “Apesar de termos nesta legislatura uma Câmara com novos vereadores, temos demonstrado maturidade e respeito para com a população no que tange à nossa função, que é de fiscalizar e legislar em favor do melhor para o município”, afirmou Rafael Tita.

Entre janeiro e junho, a Câmara registrou intensa atividade legislativa: foram 586 indicações, 33 requerimentos, 145 Projetos de Lei, 9 Projetos de Lei Complementar, 4 Projetos de Emenda à Lei Orgânica Municipal, 5 Projetos de Resolução e 15 Projetos de Decreto Legislativo. No período, também foram realizadas 16 Reuniões Ordinárias, 10 Sessões Extraordinárias, 2 Audiências Públicas, além de encontros promovidos pela Escola do Legislativo e pela Procuradoria da Mulher.

Para Rafael Tita, a aprovação de propostas em diversas áreas essenciais — como saúde, educação, assistência social, habitação, meio ambiente, agricultura, segurança, cultura e geração de renda — mostra o compromisso da Câmara com a legalidade e a responsabilidade com o dinheiro público. “Todo projeto que economiza nos gastos públicos atende aos anseios da população. E é por isso que nós vereadores aprovamos essas propostas sem maiores dificuldades. Procuramos pensar no melhor para a população de Extrema”, declarou o presidente.

Atendimento ao cidadão em destaque

Além da atividade legislativa, o trabalho de atendimento direto à população também se destacou. A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) somou 9.301 atendimentos no semestre, com destaque para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (4.941 emissões), entrega de documentos, agendamentos, orientações gerais e serviços como emissão de atestados de antecedentes criminais e da Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

O Procon, outro importante serviço oferecido pela Câmara, atendeu 3.338 cidadãos no mesmo período. “O Procon tem sido uma ferramenta essencial para garantir que os consumidores sejam ouvidos, orientados e, principalmente, respeitados. Nosso compromisso é fortalecer ainda mais essa estrutura, garantindo atendimento humanizado, resolutivo e acessível a todos”, reforçou Rafael Tita.

No Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na Casa do Cidadão, foram realizados 14.091 atendimentos presenciais. O espaço concentra uma variedade de serviços: recuperação de senha do portal Gov.br, orientações jurídicas e sociais, auxílio com a Previdência Social, emissão de certidões e apoio na elaboração de currículos. Também estão sediados no local a Junta do Serviço Militar e a Procuradoria da Mulher.

Educação cidadã e solidariedade

A Escola do Legislativo também teve papel de destaque no primeiro semestre, com ações de formação política, visitas guiadas e iniciativas solidárias. Cerca de 600 alunos de diferentes instituições participaram de visitas à Câmara para conhecer de perto o funcionamento dos três poderes e o papel do cidadão na democracia. O Parlamento Jovem contou com 15 estudantes do ensino médio debatendo o tema “Juventude e Direitos Culturais”, e elaborando propostas que seguirão para plenárias regionais e estaduais.

Outro destaque foi a Campanha do Agasalho 2025, lançada em 28 de abril, que arrecadou mais de 2.300 peças — entre roupas, cobertores e calçados — destinadas a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A campanha segue até o dia 11 de agosto.

Para Rafael Tita, todos esses resultados demonstram que a Câmara está sintonizada com as necessidades de Extrema. “Nesta gestão estamos com uma Câmara mais ativa, com pessoas dispostas a fazer um trabalho para a população. É a Câmara mostrando ao cidadão que está acompanhando o crescimento de Extrema e está atenta a tudo o que está acontecendo no município”, finalizou.