COM A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN) É POSSÍVEL AUMENTAR O NÍVEL DA CONTA GOV.BR
Mais de 10 mil cidadãos já fizeram somente neste ano a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Extrema. O documento, utilizado como porta de entrada para diversos serviços públicos e benefícios sociais do governo, também possibilita que o cidadão tenha uma conta Ouro no Gov.br.
O gerente da UAI Extrema, Sérgio Gonçalves, destacou que existem três níveis de segurança: Bronze, Prata e Ouro. “Quanto maior o nível, mais segura é a validação da identidade. Com a conta Ouro, o cidadão tem acesso a todos os serviços digitais oferecidos pelo Gov.br, que são mais de 4.200, além de maior confiabilidade, reduzindo o risco de fraudes ao proteger dados pessoais”.
Para aumentar o nível da conta com a CIN, basta baixar o aplicativo Gov.br, acessar a opção “Aumentar nível”, ler o QR Code do documento e realizar o reconhecimento facial. Procure fazer esse processo em um local bem iluminado, sem usar chapéu, boné ou óculos. Segurar o celular firmemente na altura do rosto facilita o reconhecimento.
A CIN substitui o antigo RG e unifica os registros de identificação em todo o país, utilizando o CPF como número único. O novo documento conta com recursos de segurança mais avançados e tem como opção a inclusão de símbolos que identificam Pessoas com Deficiência (PCD).
A primeira via está disponível gratuitamente. A validade varia de acordo com a idade, sendo 5 anos para crianças de 0 a 12 anos incompletos; 10 anos para quem tem idade entre 12 e 60 anos incompletos; e validade indeterminada para idosos acima de 60 anos.
Interessados em emitir a nova identidade devem realizar o agendamento prévio de forma gratuita pelo site www.mg.gov.br, no aplicativo MG App ou pessoalmente na UAI Extrema, localizada na Avenida Vereador José Ferreira, 41, Centro.
No dia do atendimento agendado é obrigatório apresentar somente a certidão original de nascimento ou casamento, ou ainda a de casamento com averbação de divórcio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3035-0166 ou no WhatsApp (35) 3435-2168.








28/11/2025 | 14:22

