CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN) IDENTIFICA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Todas Notícias

CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN) IDENTIFICA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

29/08/2025 | 17:15

CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN) IDENTIFICA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que está sendo emitida em todo o país, inclusive, em Extrema, trouxe avanços importantes para a inclusão social. Entre as funções, está a possibilidade de inserir símbolos que identificam pessoas com deficiência, recurso que facilita o acesso a direitos e serviços sem a necessidade de apresentar laudos médicos em cada situação.

O cidadão pode optar por incluir na CIN símbolos como o de acessibilidade universal, deficiência visual, auditiva, intelectual e também o do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa identificação é opcional, mas quando registrada no documento, garante maior agilidade em atendimentos, como a prioridade em filas, acesso a benefícios e retirada de medicamentos.

Para que o símbolo seja incluído no documento, é necessário apresentar comprovação da deficiência, seja por meio de laudos médicos ou pela avaliação biopsicossocial prevista em lei. A iniciativa está alinhada à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo reduzir burocracias, promover cidadania e garantir atendimento humanizado.

Em Extrema, a emissão da CIN pode ser feita na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), mediante agendamento, por meio do site www.mg.gov.br, pelo aplicativo MG App, disponível para Android e iOS, ou na própria unidade, localizada na Avenida Vereador José Ferreira, 41, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“A CIN representa mais um passo na construção de uma sociedade mais inclusiva, em que o documento de identidade não é apenas um registro formal, mas também um instrumento de cidadania e acessibilidade”, ressaltou o gerente da UAI Extrema, Sérgio Gonçalves. “A recomendação é que as pessoas levem, além dos documentos básicos, os comprovantes médicos necessários para garantir a inclusão do símbolo no novo RG”, concluiu.

Vale lembrar que, recentemente, a UAI de Extrema passou a contar com mais um membro na equipe para ampliar o atendimento da emissão do documento, melhorando a prestação de serviços à população. A unidade já conta com mais de 8,6 mil emissões da CIN desde a sua inauguração, em julho de 2024. 

Outras informações podem ser obtidas pelo número (35) 3035-0166 ou no WhatsApp (35) 3435-2168.