CÂMARA INTENSIFICA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO DE SAÚDE COM AS CAMPANHAS ‘JANEIRO BRANCO’ E ‘JANEIRO ROXO’

Todas Notícias

CÂMARA INTENSIFICA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO DE SAÚDE COM AS CAMPANHAS ‘JANEIRO BRANCO’ E ‘JANEIRO ROXO’

15/01/2026 | 14:48

CÂMARA INTENSIFICA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO DE SAÚDE COM AS CAMPANHAS ‘JANEIRO BRANCO’ E ‘JANEIRO ROXO’

A Câmara de Vereadores de Extrema iniciou o ano reforçando seu papel social ao engajar-se nas campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo. A iniciativa traz para o centro do debate público temas fundamentais como a saúde mental e o combate à hanseníase, promovendo a conscientização e incentivando o diálogo entre os cidadãos.

Dentro do contexto do Janeiro Branco, a Câmara dedica esforços para incentivar o cuidado com a saúde mental e emocional, além de criar um ambiente onde as pessoas se sintam encorajadas a refletir sobre suas emoções, quebrar tabus e dialogar abertamente sobre o sofrimento psíquico.

“Através dessa mobilização, devemos construir uma cultura de autocuidado e prevenção de transtornos que se tornaram comuns na vida moderna, como a ansiedade, a depressão e o burnout, seja no ambiente familiar, social ou de trabalho. A Câmara está de parabéns pela iniciativa”, disse o médico e coordenador da Saúde Mental do município, Dr. Caio Villani França.

Já a campanha Janeiro Roxo foca na conscientização sobre a hanseníase, uma doença infectocontagiosa que ainda gera muitas dúvidas e preconceitos. A Câmara utiliza seus canais de comunicação para informar que a doença tem cura e que o tratamento é oferecido de forma totalmente gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre este tema, o infectologista Dr. Frederico Giglioti Pallazzo, que atua no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura, trouxe esclarecimentos fundamentais, reforçando que não há necessidade de restrição ao convívio social, uma vez que o paciente em tratamento deixa de transmitir a bactéria.

Ao promover esse intercâmbio entre especialistas e a comunidade, a Câmara de Vereadores reafirma que a saúde pública se faz também com informação e educação. Os vídeos e materiais especiais produzidos pelo Legislativo servem como ferramentas de utilidade pública, combatendo o estigma que historicamente cercou a hanseníase — antigamente conhecida como lepra — e oferecendo acolhimento para aqueles que enfrentam desafios emocionais. Com o apoio dos profissionais de saúde e a divulgação de conteúdos educativos, o Poder Legislativo busca garantir que o cidadão esteja bem informado para cuidar de si e do próximo neste início de ciclo.