CÂMARA APROVA A CRIAÇÃO DO PROJETO RENASCENTE

Todas Notícias

CÂMARA APROVA A CRIAÇÃO DO PROJETO RENASCENTE

09/09/2025 | 14:42

CÂMARA APROVA A CRIAÇÃO DO PROJETO RENASCENTE

A Câmara de Vereadores de Extrema aprovou, durante a 22ª Reunião Ordinária, a criação do projeto Renascente. Destinado à implantação de ações voltadas ao desassoreamento de lagoas e açudes das propriedades rurais do município, o projeto pretende contribuir para o combate à crise hídrica, estimular práticas sustentáveis; incentivar o cultivo de peixes; incentivar o desenvolvimento econômico, além de preservar e recuperar recursos hídricos locais.

Para aderir ao projeto, as propriedades rurais interessadas devem atender a alguns critérios técnicos e legais, definidos pelo Executivo, como a localização; as características ambientais; o impacto socioeconômico das ações propostas e a viabilidade técnica e financeira das intervenções.

A secretaria responsável pela análise e aprovação dos pedidos apresentados pelos produtores será a de Agropecuária e no caso se  comprove que a pessoa não tem condições financeiras, o Município será totalmente responsável pelos serviços e pelos custos das ações. No entanto, quando não for comprovada a falta de condições financeiras, todos os custos da operação serão de responsabilidade do requerente. 

“Com a aprovação do Projeto Renascente, damos mais um passo concreto na preservação dos nossos recursos naturais e no apoio aos nossos produtores rurais. Essa iniciativa vai além do desassoreamento de lagoas e açudes – ela representa um compromisso com a sustentabilidade, com o combate à crise hídrica e com o fortalecimento da nossa economia local”, analisa o presidente da Câmara, vereador Rafael Silva de Souza Lima (Rafael Tita).