
CAC REGISTRA MAIS DE 2.300 ATENDIMENTOS EM AGOSTO
Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) realizou 2.373 atendimentos no mês de agosto, conforme aponta relatório divulgado pelo órgão. Do total, 2.355 casos foram solucionados; dois resultaram em orientações; três foram encaminhados ao PROCON; e doze receberam retorno posterior.
O CAC oferece gratuitamente uma ampla variedade de serviços à população, que vão desde a impressão de currículos até orientação jurídica, além de atendimentos relacionados a antecedentes criminais, emissão da carteira de trabalho e seguro-desemprego.
Entre os serviços mais relevantes de agosto, estão os relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentadoria, auxílio doença e pensão por morte, além de simulação de aposentadoria. Outro serviço que tem sido bastante procurado no CAC é o Papre, que oferece conciliação do Posto de Atendimento Pré-Processual.
PAPRE
Desde junho, o CAC também passou a atender demandas relacionadas às sessões de conciliação do Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre), ampliando ainda mais o escopo de serviços prestados. Esse serviço também é oferecido no PROCON Câmara.
Essa nova atribuição tornou-se possível graças ao convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
De acordo com a gerente do CAC, Grazieli Dutra, as sessões de conciliação têm se mostrado transformadoras. Ela explica que, ao proporcionar um ambiente neutro e com mediação qualificada, as partes conseguem se comunicar de forma mais clara e construtiva.
Dessa forma é possível encontrar soluções que atendem às reais necessidades de todos os envolvidos. “Esse processo contribui para o equilíbrio das relações e evita longos e desgastantes conflitos judiciais”, analisa.