CAC DESTACA QUE SEGURO FIANÇA TEM SE TORNADO PRÁTICA NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO EM EXTREMA

Todas Notícias

CAC DESTACA QUE SEGURO FIANÇA TEM SE TORNADO PRÁTICA NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO EM EXTREMA

30/07/2025 | 9:45

CAC DESTACA QUE SEGURO FIANÇA TEM SE TORNADO PRÁTICA NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO EM EXTREMA

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), anexo da Câmara de Vereadores de Extrema, tem observado que o seguro fiança vem se tornando uma alternativa cada vez mais comum nos contratos de aluguel na cidade. As garantias usadas tradicionalmente, como fiador (pessoa responsável pela locação) ou caução (depósitos de valores antecipados), agora estão sendo substituídas pela opção do seguro fiança.

O CAC funciona na Casa do Cidadão, na Rua João Mendes, 67, Centro, com atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O órgão tem orientado cidadãos que buscam locações sobre os tipos de garantias disponíveis, incluindo as exigências do seguro fiança, além de encaminhar os munícipes para advogados dativos ou realizar acordos e conciliações locatícias via Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre).

“Conforme definido pela Resolução CNSP nº 202/2008, o seguro fiança, assim como o fiador, garante ao locador o recebimento de aluguel, IPTU, condomínio, despesas por danos ao imóvel, multas contratuais e assistência jurídica. Para os inquilinos, diminui o constrangimento de apresentar fiador ou ter que conseguir um valor alto para o depósito caução, e o pagamento pode ser parcelado. Já para imobiliárias e proprietários, há maior segurança e agilidade na aprovação do contrato”, explicou a gerente do CAC, Grazieli Dutra.

Segundo a legislação, o seguro fiança termina automaticamente quando se encerra o contrato de locação, com possível renovação de ambos, caso inquilino e proprietário estejam de acordo. O CAC orienta que o locatário avalie cuidadosamente antes de assinar qualquer contrato e, caso precise de ajuda ou encaminhamento, entre em contato pelo telefone (35) 3435-2052 ou no WhatsApp (35) 99839-1153.