PROCURADORIA PROMOVE DEBATE SOBRE RACISMO ESTRUTURAL E OS IMPACTOS NA VIDA DAS MULHERES NEGRAS
A Câmara de Vereadores de Extrema, por intermédio da Procuradoria da Mulher, realizou na noite da terça-feira, dia 25, um importante encontro sobre “Racismo Estrutural e seus Impactos na Vida das Mulheres Negras”, conduzido pela professora Geralda de Lourdes Rocha Pereira (Lurdinha). O evento reuniu autoridades, lideranças sociais e cidadãos comprometidos com a pauta da igualdade racial.
Participaram da atividade a vereadora e Procuradora da Mulher, Rozilda Celeste de Sales, a gerente da Secretaria de Assistência Social, Rita Bernal, o presidente da Associação dos Afrodescendentes de Extrema e membro do COMPIR, Vanuir de Campos, além de representantes de entidades, servidores públicos, membros da ONG Rendar de Bragança Paulista e moradores da cidade.
O presidente da Câmara, vereador Rafael Silva de Souza Lima (Tita) destacou a importância de trazer temas estruturais para o debate público. “Promover discussões sobre o racismo estrutural é essencial para construirmos uma sociedade mais justa. Entender essa realidade é o primeiro passo para transformá-la”, afirmou.
A vereadora Rozilda Celeste reforçou o recorte de gênero, enfatizando a realidade das mulheres negras no Brasil. “Quando falamos da vida das mulheres negras, falamos de resistência, de lutas diárias e de desigualdades históricas que ainda precisam ser enfrentadas com seriedade e políticas públicas efetivas”, destacou.
O evento reforçou o compromisso da Câmara com a promoção da igualdade racial, da inclusão e da conscientização social, fortalecendo o diálogo e o respeito na construção de uma Extrema mais justa e acolhedora para todos.









26/11/2025 | 8:20

