
Procon Câmara orienta consumidores de Extrema para compra segura de ovos nesta Páscoa
Objetivo é evitar problemas como embalagens danificadas, informações incompletas ou preços abusivos
Com a proximidade da Páscoa, a procura por ovos de chocolate aumenta significativamente. Pensando em auxiliar os consumidores de Extrema a realizarem suas compras de forma consciente e segura, o Procon Câmara preparou uma série de dicas importantes para a população. O intuito é evitar problemas comuns nesta época, como embalagens danificadas, informações incompletas ou preços abusivos.
“É um momento de celebração e a compra do ovo de Páscoa faz parte dessa tradição. Por isso queremos garantir que o extremense possa adquirir o produto desejado com total segurança, conhecendo seus direitos e evitando transtornos e dores de cabeça”, explicou a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz.
A principal orientação é comparar valores antes da compra. Pesquise os preços em diferentes estabelecimentos, pois as variações podem ser significativas e a comparação permite encontrar o melhor custo-benefício para o seu bolso e momento. “Não se deixe levar apenas pela marca ou embalagem, analise o peso líquido do chocolate e o preço por quilo”, ressaltou a gerente.
Verificar a embalagem é outra dica fundamental para não comprar ovos amassados ou com o embrulho rasgado, pois produtos com embalagens danificadas podem ter sua qualidade comprometida. Se atente também à data de validade.
Atenção ainda aos ovos com brindes, aqueles que vêm acompanhados de brinquedos. Nesses casos, a embalagem deve informar claramente qual é o brinde e se ele possui alguma restrição de idade. Certifique-se de que seja adequado para a faixa etária da criança e que possua o selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Informe-se sobre as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento. Em relação à troca, a loja não é obrigada a trocar o produto caso o motivo seja gosto pessoal ou tamanho, mas a troca é obrigatória em casos de defeito na mercadoria. Por isso guarde sempre a nota fiscal, que é a comprovação da compra e será necessária em caso de reclamação.
Para compras online, verifique a reputação da loja virtual em sites como Google e Reclame Aqui, se atentando ao preço, frete e prazo de entrega. “Desconfie de ofertas muito vantajosas e de sites com pouca informação ou layout duvidoso”, orientou Luísa Ortiz. “Com atenção a essas dicas, a compra do ovo de Páscoa pode ser uma experiência tranquila e prazerosa para todos. O Procon Câmara deseja a todos uma feliz Páscoa!”, complementou.
Caso encontre alguma irregularidade na compra de ovos de Páscoa, o Procon Câmara está à disposição para prestar orientações e auxiliar na resolução de conflitos, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações ou para registrar uma reclamação, o endereço é Rua Antônio Onisto, 369, Centro. Telefone (35) 3035-0164 | WhatsApp (35) 99907-3268.