PARLAMENTO JOVEM CONCLUI ETAPAS DE FORMAÇÃO POLÍTICA E FORMAÇÃO TEMÁTICA
O Parlamento Jovem, projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Extrema, concluiu a etapa de Formação Política do programa. Durante três semanas os participantes tiveram contato com temas como o conceito de Estado brasileiro, a organização dos Três Poderes, a importância de uma representação política e sobre outros pontos que envolvem essa temática de educação política cidadã.
A área política se torna de grande importância para o desenvolvimento da ação, sendo uma introdução e um primeiro passo para tratar dos demais temas que são apresentados para os jovens. Esse primeiro contato é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico, mostrando a realidade e as necessidades sociais apresentadas no município.
Na etapa seguinte, de Formação Temática, os participantes trataram a respeito do tema principal, que neste ano é “ Melhorias no Ensino Escolar”, que foi dividido em três subtemas, ‘Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem’, ‘Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais’ e ‘Fortalecimento da gestão democrática’.
Em cada uma dessas abordagens, o PJ recebeu um especialista na área para discutir o tema e desenvolver soluções para os déficits do município, apontados pelos alunos. Em todas as abordagens os participantes tiveram a oportunidade de compreender a refletir sobre as dificuldades enfrentadas pela educação no país.
A partir de maio, tem início a terceira fase do programa, dedicada à elaboração de propostas, desenvolvendo os temas discutidos anteriormente. Esses encontros serão destinados à pesquisa de campo e elaboração de propostas. Os jovens, então, poderão ouvir a comunidade extremense e, principalmente, os demais jovens, para entender e analisar as demandas relacionadas à educação do município.
O Parlamento Jovem é um programa em parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas com as Câmaras Municipais do estado mineiro. Tem como finalidade aproximar jovens do ensino médio ao Poder Legislativo, por meio de conversas e debates, de forma didática e simples. A cada ano os jovens escolhem um tema de relevância social para discutir durante o projeto.