CENTRO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO ENTREGA 147 CARTAS DE CONCESSÃO NO 1º TRIMESTRE

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CENTRO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO ENTREGA 147 CARTAS DE CONCESSÃO NO 1º TRIMESTRE

12/04/2024 | 11:37

CENTRO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO ENTREGA 147 CARTAS DE CONCESSÃO NO 1º TRIMESTRE

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) entregou, apenas no 1º trimestre de 2024, 147 cartas de concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). dos quais 97 são referentes a benefícios de auxílio-doença, 33 de  aposentadorias, doze de salários-maternidade e cinco de pensões por morte.

Principal documento oficial para comprovar o direito do segurado do INSS, a carta de concessão de benefícios da Previdência Social é enviada quando o auxílio é aprovado. No documento é informado o tipo e o número do auxílio, a forma de cálculo, valor, data e banco de pagamento, entre outros dados. A carta pode ser necessária para a solicitação de empréstimos consignados ou comprovante de renda, por exemplo. 

De acordo com a gerente do CAC, Patrícia Stopa, para a solicitação de aposentadoria é necessário ir até a Casa do Cidadão com os seguintes documentos: “documento de identificação com foto, senha do Gov.br, carteira de trabalho e Guia de Previdência Social (GPS), no caso de ter contribuído de maneira autônoma ou facultativa. Para o auxílio-doença deve-se apresentar também laudo médico. Em caso de salário-maternidade levar ainda a certidão de nascimento da criança. Para pensão por morte, além dos documentos de identificação do casal e senha do Gov.br, são necessárias as certidões de casamento (atualizada) e de óbito”, explicou. 

Balanço de março

No mês de março o Centro de Atendimento ao Cidadão registrou 3.786 atendimentos, dos quais 2.842 foram presenciais e 944 remotos. Mesmo com queda de 217 atendimentos  em relação ao mês de fevereiro, a demanda se manteve alta, principalmente se comparada ao ano anterior. Em janeiro de 2023, segundo mês com mais atendimentos naquele ano, foram registrados 3.728 casos.