Vereadores de Extrema debatem melhorias na mobilidade urbana e no funcionalismo público durante 15ª Sessão Ordinária

A Câmara dos Vereadores de Extrema/MG realizou na segunda-feira, 26/06, a 15ª Reunião Ordinária da Primeira Sessão Legislativa do Período 2017/2020. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, Edvaldo de Souza Santos Junior – Juninho. Em seguida, Leandro Marinho, primeiro secretário da mesa, fez a leitura das correspondências recebidas e expedidas, dos pareceres da Assessoria Jurídica e da Comissão de Finanças, Justiça, Legislação, Orçamento e Redação Final e Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social. Os vereadores que usaram a tribuna no Expediente foram Pericle Mazzi Filho (Pepi), René Cursino, Telma Aparecida Maciel Lopes – segunda secretária –, Danilo de Morais e Dr. Roberto de Cunto. Quem utilizou a tribuna na Ordem do Dia foram Pepi, Leandro Marinho e João Calixto de Morais.

Ao final da 15ª Sessão Ordinária, foram aprovadas por unanimidade 25 indicações, além de três indicações conjuntas: N° 501/17, de autoria dos vereadores Sidney Soares Carvalho (Walderrama), Edvaldo de Souza Santos Junior (Juninho da Dello), Danilo de Morais e Rafael Silva de Souza Lima (Tita), que solicita a compra de mais veículos para o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS); N° 513/17, de autoria dos vereadores Danilo de Morais e Walderrama, a qual sugere a parceria entre Prefeitura e a Corporação do Corpo de Bombeiros Municipal com o objetivo de fornecer a todos os funcionários do poder público “Cursos de Capacitação em Primeiros Socorros, Brigada e Combate a Incêndios”; e N° 514/17, de autoria dos vereadores João Calixto de Morais e Dr. Roberto de Cunto para que os conselheiros tutelares e os colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social sejam beneficiados com o novo convenio médico e odontológico conforme demonstrativo de pagamento de salário.

OITO MOÇÕES também foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores. São elas: N° 30 e 31/17, de autoria do vereador Luiz Fernando Ferreira – Mantega – vice-presidente da Câmara de Extrema, Congratulações e Aplausos à equipe de basquete masculino Sub17 pelos ótimos resultados obtidos nos Jogos da Juventude (JOJU), realizados na cidade sul-mineira de Três Corações; e à equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que vem realizando Campanhas de Prevenção de DST/AIDS e Hepatites Virais realizadas no município; N° 32, 34, 35, 36, 37 e 38/17, todas de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Juninho, a qual congratula e aplaude a Comissão Organizadora da 32ª Festa do Peão de Boiadeiro da cidade de Extrema; ao Rancho Montana pela colaboração e participação no rodeio de Extrema, a Fazenda Santa Isabel, ao Haras Grande Cedro, o comentarista Jeferson Ferreira Silva – Jé –, e o servidor público Alex Sandro de Oliveira, mais conhecido como “Bico de Bule”, pela participação e organização da 32ª Festa do Peão de Boiadeiro da cidade de Extrema.

Foram aprovados por unanimidade, em primeira e segunda discussão e votação, os Projetos de Lei: N° 2.345, Processo Nº 109/16, que “Dispõe sobre a isenção de pagamento da Tarifa nas linhas urbanas de ônibus às pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, deficientes físicos no âmbito do município de Extrema e dá outras providências”, de autoria do vereador Leandro Marinho – aprovado em segunda discussão e votação por oito votos favoráveis , uma abstenção do vereador João Calixto de Morais e um contrário do edil Pericle Mazzi filho; Projeto de Decreto Legislativo Nº 129, Processo Nº 144/17, que “Aprova as contas do município de Extrema referentes ao Exercício de 2007” – aprovado por unanimidade em única discussão e votação; Projeto de Lei Nº 2.457, Processo Nº 127/17, que “Autoriza o Poder Executivo a realizar doação condicionada da área que especifica, isentar tributos à empresa e dar outras providências” – FW Extrema – aprovado por nove votos e um contrário do vereador João Calixto de Morais; Projeto de Lei Complementar Nº 166, Processo N° 133/17, que “Cria e extingue cargos e vagas, cria faixa de vencimentos, altera carga horária, atribuições e pré-requisitos nos cargos que especifica na Lei Nº 1.460/99 e dá outras providências” – aprovado por nove votos e uma abstenção do vereador Pericle Mazzi Filho; Os Projetos de Lei Nº 2.463, Processo N° 134/17, que “Dá denominação a logradouro público: Rua ‘Vereador Cesar de Tarso Gomes Pinto – ‘Tatu’”, que autoria do vereador Leandro Marinho, Nº 2.464, que “Dá denominação a logradouro público: Rua ‘Rodrigo da Silva Morbidelli – ‘Digão’”, também de autoria do vereador Leandro Marinho; Nº 2.465, Processo Nº 136/17, que “Autoriza o Poder Executivo a conceder apoio financeiro a cidadão carente e dá outras providências” – Miguel Costa da Silva; Nº 2.466, Processo Nº 137 /17, que “Autoriza o Poder Executivo a conceder apoio financeiro à cidadã carente e dá outras providências” – Karolaine Souza dos Anjos; Nº 2.467, Processo Nº 138/17, que “Autoriza o Poder Executivo a conceder apoio financeiro à cidadã carente e dá outras providências” – Maria Eduarda Ferreira de Oliveira Pinto; e o Projeto de Lei Complementar Nº 167/17, Processo N° 139/17, que “Realoca e cria vagas em cargo de comissão na Lei Complementar Nº 126, de 12 de janeiro de 2017” foram aprovados por unanimidade em primeira e segunda discussão e votação.

A 16ª Sessão Legislativa será realizada na segunda-feira, 3/07, às 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. Participe! Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2623 ou pelo e-mail imprensa@camaraextema.mg.gov.br O site do Legislativo é o www.camaraextrema.mg.gov.br