Urbanização é debatida na ‘Audiência Pública do Plano Diretor’

A Comissão de Participação Popular da Câmara de Extrema/MG promoveu na segunda-feira, 25/08, a Audiência Pública do Plano Diretor. O presidente da Comissão, vereador João Calixto de Morais, abriu os trabalhos falando sobre a importância da participação da comunidade nos assuntos que nortearão o desenvolvimento sustentável do município. “O extremense é a peça mais importante nesta engrenagem chamada municipalidade. A Audiência é um ato de participação pública porque envolve o debate e a troca de opiniões em prol do bem coletivo”, lembrou. João fechou o seu discurso lembrando que a população não pode ficar ‘quieta’ em relação ao Plano: “Devemos participar, opinar, interagir. Só assim teremos qualidade de vida para os nossos filhos e netos”.

O advogado, comerciante e membro do COMTUR (Conselho Municipal do Turismo) de Extrema, José Carlos Zambone, usou a tribuna e criticou os novos processos que fundamentam o Plano Diretor. “É preciso reavaliar com cautela cada detalhe deste documento (pausa). Por exemplo: Devemos saber como serão feitas as novas áreas de urbanizações e de onde sairá esta verba? Outra questão: Quem cuidará da água do município? Como será feito o tratamento de esgoto da cidade?”, indagou Zambone.

José Maria do Couto, presidente da mesa diretora, citou o artigo que trata da urbanização e da produção de lotes urbanos. Para ele, a “Agenda 21” – criada em 2013 – e a identidade rural do município devem ser preservadas. “O fomento à agricultura, o incentivo agropecuário e as leis que amparam a sustentabilidade rural precisam ser respeitadas”, defendeu. O presidente da Casa de Leis acrescentou a fundamental importância de se criar áreas de interesse social para a população que ainda não possui casa própria. “Moradia própria é segurança para toda a família. Investir nessas áreas de interesse social garante ao cidadão o verdadeiro investimento na qualidade de vida. Trabalharemos para que isso aconteça”, finalizou. (Fonte: ASCOM / Câmara Municipal de Extrema)

20140825_195317