Saúde do extremense foi o tema principal da 8ª Reunião Ordinária

Aconteceu às 10h da segunda-feira, 11/04, a 8ª Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores de Extrema/MG. Após o Presidente do Legislativo, vereador Márcio José Vieira – Marcinho do Gás – dar início à reunião, o primeiro-secretário da mesa, Leandro Marinho, fez a leitura das correspondências recebidas e expedidas. Silvio Gomes de Oliveira, vice-presidente, Sidney Dias dos Reis, segundo secretário, e os edis Edvaldo de Souza Santos Junior, Luiz Fernando Ferreira, Juliano Maximino de Toledo, Carlos Renato de Oliveira, José Maria do Couto e João Calixto de Morais participaram da plenária. Devido a compromissos, o vereador Danilo de Morais esteve ausente.

SAÚDE DO EXTREMENSE

Os dois pontos altos da reunião foram as explanações do gerente da Secretaria de Saúde da Prefeitura, Mauro Rossi, e da coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde, Ana Lúcia Olivotti. Ambos falaram sobre a situação da saúde no município e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. “Mesmo com as diárias visitas feitas nas residências do município, com o trabalho incessante de informação dos agentes epidemiológicos e de toda a Secretaria Municipal de Saúde, ainda existe o risco de uma epidemia – como em qualquer cidade da região –, ainda mais nos meses de abril e maio. Mas estamos atentos aos casos confirmados (todos importados) e tratando cada caso com o acompanhamento dos médicos”, explicou Ana Lúcia. De acordo com Mauro, o mosquito se adapta às condições do ambiente, ficando mais competente e todos travar essa luta que afeta a comunidade de forma geral. “Na década de 30 e 40 o Aedes foi erradicado e nos dias de hoje ele se tornou o inimigo número um da saúde pública em todo o Brasil. A população é a nossa maior aliada”, lembrou o diretor.

Confira o resumo da ORDEM DO DIA:

INDICAÇÔES

• Sete indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade em única discussão e votação.

PROJETOS DE LEI (todos foram aprovados em primeira e segunda discussão e votação)

• 2.292 / Processo nº 39/16 – “Autoriza o Poder Executivo a conceder apoio financeiro à cidadã carente e dá outras providências”;
  • 2.293 / Processo nº 40/16 – “Autoriza o Poder Executivo a conceder apoio financeiro à cidadã carente e dá outras providências”;
  • 2.294 / Processo nº 41/16 – “Autoriza o Poder Executivo a conceder apoio financeiro a cidadão carente e dá outras providências”.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

Nº 152 / Processo 34/216 – que cria duas vagas no cargo de coordenador à Secretaria Municipal de Saúde – aprovado por unanimidade em primeira e segunda discussão e votação.

Saiba outras informações no site www.camaraextrema.mg.gov.br ou nas redes sociais (www.facebook.com/legislativode.extrema e www.facebook.com/legislativode.extrema). O telefone da Câmara de Extrema é o (35) 3435-2623.