Projeto ‘Parlamento Jovem’ é apresentado aos estudantes de Extrema

Alunos recebem explicações sobre a necessidade de se formar um novo perfil político cidadão e os novos aspectos da democracia e sua contribuição social

Danilo de Morais, vereador da Câmara de Extrema/MG, visitou as escolas estaduais “Odete Valadares” e “Alfredo Olivotti” e os estabelecimento de ensino Colégio Objetivo, Bom Pastor – Anglo e Educandários Primeiros Passos – Privest levando consigo o projeto PJ (Parlamento Jovem de Minas). Destinado aos alunos do ensino médio, o PJ foi apresentado a mais de 1.300 estudantes visando a formação política e o melhor preparo nas questões que versam a nova visão de aspetos da democracia, oferecendo ainda vivência e entendimento sobre as esferas políticas do país.

“É importante que os jovens participem do Parlamento Jovem porque o futuro do nosso país está nas mãos dessa nova geração. Esclarecido, o cidadão pode decidir com coerência e maior amplitude nas causas que traduzem o discernimento social, a participação coletiva, a opinião com base na projeção da cidadania. O PJ institui um novo formato de pensar e agir, de contribuição comunitária, de formação política e educacional”, comentou Danilo.

Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre/MG, também percorreu as escolas. “O programa é uma oportunidade para que os jovens contribuam para a cidadania e para o desenvolvimento da sua cidade. A questão é a vivência no processo democrático, ou seja, é preciso participar para opinar e contribuir para as decisões de onde vivemos. Devemos politizar a todos – primeiramente os jovens – porque propagar o aprendizado é garantir uma educação continuada e extremamente consciente, formando assim cidadãos atuantes dentro do cenário político municipal”, frisou Madu. Tatiane Rezende, membro do Legislativo pousoalegrense e coordenadora do PJ Pólo Sul de Minas, acompanhou os trabalhos realizados nas escolas de Extrema.

“O PJ é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Vereadores. Esse projeto já acontece em inúmeras cidades mineiras e certamente contribuirá para o crescimento da gestão das nossas políticas públicas. Você, adolescente ou jovem, pode participar escrevendo um projeto de lei. Como? Pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei sobre qualquer assunto. A organização é nossa mas a mobilização e a vontade de atuar é sua”, lembrou o vereador Danilo que também é professor e leciona em escolas da rede municipal.

GIRO PELA EDUCAÇÃO – Danilo está sendo considerado pelo alunos como padrinho do projeto. Ele passou nos períodos da manhã e tarde pelas Escolas Estaduais “Odete Valadares” e “Alfredo Olivotti” e nas instituições particulares Objetivo, Anglo e Privest – Primeiros Passos. Quase mil alunos acompanharam as explicações do vereador e receberam material de divulgação do projeto, além de uma ficha de inscrição para participação. “Iremos recolher essa mesma ficha e montarmos um cadastro com os nomes dos alunos. É o passo inicial para mudarmos – para melhor – a realidade política do nosso município com o apoio e a participação dos jovens extremenses”, finalizou o parlamentar.

PARLAMENTO JOVEM – O PJ de Minas é desenvolvido pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) através da ELE (Escola do Legislativo), em parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica) e diversas Câmaras Municipais de Minas. A ação é realizada em etapas em plenárias municipais, regionais e estaduais. “A iniciativa do vereador Danilo Moraes para Extrema se integra de forma firme, com premissas sociais altamente positivas. Essas palestras rápidas realizadas nas escolas são uma ‘espécie de injeção inicial’ para que a juventude seja motivada a participar deste importante projeto. Neste primeiro momento serão trabalhados os temas ‘Segurança Pública e Direitos Humanos’. O desafio está lançado à juventude extremense para que se integre de forma firme ao projeto para o melhor futuro do nosso Brasil”, finalizou Madu.

ENCONTROS SEMANAIS – Segundo Danilo, os encontros dos estudantes do PJ acontecerão a partir de 8/04 e serão realizados às quartas-feiras na Câmara de Extrema, com horários a serem estudados pelos próprios alunos. “Já temos 82 inscritos e acredito na força dessa ação”, lembrou o vereador. (Fonte: ASCOM / Câmara Municipal de Extrema; Texto: Léo Demeter / jornalista – Mtb 13.896 MG)

Bom Pastor

Alfredo - manhã