PROCON da Casa do Cidadão da Câmara de Extrema lembra a importância do Dia do Consumidor

PNa sexta-feira (15/3) é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Com o objetivo de reforçar a importância da data para a população, a Casa do Cidadão da Câmara dos Vereadores de Extrema/MG ressalta o trabalho que é realizado no PROCON, que é o órgão responsável por garantir os direitos e deveres dos consumidores.

Em entrevista, a diretora do PROCON Legislativo, Dra. Marcela Leonardi Kurihara lembrou que o principal papel da instituição é assegurar o equilíbrio nas relações de consumo. “O dia 15 de março reabre o debate no fortalecimento das instituições de defesa do consumidor e a institucionalização de uma política nacional de relações de consumo. Muitas pessoas ainda desconhecem o poder e as atribuições do PROCON, mas o órgão exerce o poder na fiscalização do cumprimento às normas de proteção e defesa do consumidor. A instituição desenvolve também a função de promover políticas de educação para o consumo consciente, sustentável e seguro. Estar próximo da população conscientizando e divulgando os seus direitos é a forma mais adequada de defender o consumidorpara que tenhamos melhor ordenamento social e o cumprimento das regras na vida do consumidor”, destacou.

Foram registrados 790 atendimentos no PROCON da Câmara dos Vereadores até meados de março. “Os processos administrativos abertos aqui no órgão são em decorrência de reclamações de consumidores e ocorrem de forma gratuita à população. Também realizamos audiências de conciliação entre fornecedores e consumidores, afim de evitar que a demanda chegue ao Judiciário. Porém, o fato de abrir o processo no âmbito do PROCON não impede o munícipe de buscar também a Justiça. É um trabalho sério que é feito desde 2009 pela Câmara dos Vereadores”, contou Dra. Marcela.

Vale lembrar que no PROCON da Casa do Cidadão atende das 8h às 17h de segunda à sexta-feira. O endereço é na Rua João Mendes, 67, Centro – em frente à Escola Estadual “Alfredo Olivotti”. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2052 ou pelo e-mail procon@camaraextrema.mg.gov.br