‘Política Cidadã’ e ‘Sistema Eleitoral Brasileiro’ foram temas debatidos na 1ª reunião do PJ Extrema

O Parlamento Jovem (PJ) da Escola do Legislativo da Câmara de Extrema realizou a sua 1ª reunião de 2020. Com formato virtual, o bate papo reuniu os alunos que são membros do projeto numa conversa onde foram levantados os temas “Política Cidadã” e “Representação do Sistema Eleitoral Brasileiro”.

“Houve uma grande participação dos jovens onde cada um colocou o seu ponto de vista. Também foi possível criar um ótimo diálogo entre todos, com a soma de opiniões altamente produtivas e que traduzem a preocupação com a educação sociopolítica dos jovens e adolescentes”, comentou a diretora da Escola do Legislativo da Câmara, Mariana Lima Nascimento.

Felipe José Faria do Nascimento, assessor parlamentar do vereador Danilo de Morais – padrinho do PJ Extrema –, também coordenou a reunião online. “Pudemos intermediar os assuntos com bastante dinamismo e interação, mostrando como funciona o sistema eleitoral do nosso país e como ter uma participação ativa e coerente na política do nosso município”, frisou. Para Danilo de Morais, a educação política precisa ser debatida e desenvolvida com as futuras gerações. “O discernimento político é fundamental e cada vez mais colaborativo na projeção da dignidade para toda a comunidade, de forma geral. O Parlamento Jovem oferece mais do que análises e debates – ele apresenta as vivências do dia a dia do nosso cenário social, apresentando mais oportunidades para contribuirmos com os projetos que vão de encontro à municipalidade. Porque fortalecer a consciência da cooperação e da união é o que nos alicerça!”, disse Danilo.

O presidente da Casa de Leis, Leandro Marinho, ressaltou que a Escola do Legislativo e o Parlamento Jovem são duas grandes ferramentas de transformação do pensamento igualitário. “Nós trabalhos a democratização opinativa, ou seja, a construção moral e ética daqueles que realmente nos representarão no futuro, que são os estudantes. O objetivo do PJ é propiciar aos alunos a vivência do processo político e democrático, dando oportunidade de participar nas plenárias de uma simulação da jornada parlamentar. É uma valiosa oportunidade para que os jovens aprendam sobre política, de¬mocracia e Poder Legislativo. Além disso, proporciona o exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum”, pontuou Leandro Marinho.

O PJ está se adaptando à realidade atual da política nacional e à segurança dos estudantes, principalmente no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “A nossa reunião foi feita online e cada aluno, de dentro da sua própria casa, opinou e deu a sua contribuição. Este projeto tem continuidade mesmo nessas circunstâncias e foi possível trocar conhecimentos com soma na aprendizagem. As próximas reuniões continuarão sendo feitas de forma virtual para não criar nenhum tipo de risco aos jovens da nossa cidade. Contamos com todos nos próximos  encontros”, finalizou a diretora do PJ Legislativo.

As próximas reuniões serão às 15h30 das quintas-feiras. Para participar, basta apenas acessar as páginas do Parlamento Jovem no Facebook e no Instagram. (Fonte: ASCOM / Câmara de Extrema; Por Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986 MG)