Marcinho Vieira reforça a importância da implantação do ‘Projeto Lagoa Viva’ para Extrema

O Presidente da Câmara, vereador Marcio José Vieira – Marcinho do Gás –, dará continuidade ao projeto de implantação da “Lagoa Viva” para Extrema/MG. A iniciativa tem como objetivos principais a promoção da educação ambiental com foco no desassoreamento de áreas como

lagoas e açudes.

Na Indicação apresentada por Marcinho, consta a ideia de ampliar os reservatórios e garantir a recarga do lençol freático e de mananciais do município. Ele explica: “O programa assume o foco da educação ambiental e que já acontece com sucesso na cidade mineira de Brumadinho. A iniciativa também favorecerá a agricultura familiar, fornecendo água por mais tempo às atividades dos produtores rurais e a recuperação de áreas destinadas à produção agroecológica”.

O Projeto Lagoa Viva aguarda a oficialização do convênio com o órgão estadual competente para iniciar as suas atividades em Extrema. A ideia, que já foi apresentada e aprovada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal e pela Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), será incluída ao visionário ‘Projeto Conservador das Águas’ – uma referência mundial na política hídrica. “Mesmo com as constantes chuvas que caem na região sul mineira, a falta d’água ainda é uma realidade e por isso temos a obrigação de buscar novos caminhos para enfrentar o problema do abastecimento e da preservação”, finalizou o Presidente da Câmara.