Legislativo marca presença na Reunião do Conselho Municipal de Saúde

marca-presenca

Na última quarta-feira, 6, a Câmara Municipal, representada pelos vereadores Márcio Vieira (Presidente), Danilo de Morais, Luiz Fernando Ferreira (Mantega), Carlos Renato de Oliveira e Sidney Reis participou da primeira reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) João Cândido de Brito, localizada no bairro do Lavapés.O objetivo foi discutir a reformulação de açõesque possam trazer soluções para o funcionamento da rede pública de saúde do Município,tanto na questão do atendimento feito ao usuário, mas também na agilidade do agendamento de exames laboratoriais e imagem; e, de outros problemas expostos pela comunidade.

Na oportunidade, o presidente do Conselho Ailton Ramos disse que são necessários muitos acertos e união de todos, para que a saúde pública possa fluir com satisfação, pois a grande maioria da população não tem o privilégio e nem condições de pagar um plano de saúde. “Sem saúde pública, pobre está lascado” – disse Ailton. O presidente do Conselho de Saúde ainda enalteceu a presença dos vereadores na reunião e disse que é muito importante unir forças com o Legislativo para defender a saúde pública para a população. Também esteve presente na reunião, o diretor do departamento de saúde do Executivo Municipal, André Aparecido Borges, que fez uma explanação geral de como está o funcionamento do departamento nos dias de hoje.Disse que a saúde pública melhorou consideravelmente na cidade. Porém, ainda há muitas deficiências que precisam ser sanadas e também falou da importância de unir forças, para que isso se concretize. André também abordou questões como a dificuldade que encontra para contratação de profissionais de saúde; sobre uma nova sede de apoio de atendimento ao usuário; informatização de dados para facilitar o serviço dos agentes de saúde, dando agilidade de agendamentos; plano plurianual e sobre a Conferência da Saúde que acontecerá nos próximos dias.

O vereador Carlos Renato abordou a questão de se trabalhar com a valorização do ser humano, desde a forma com que é feito o atendimento ao usuário do serviço de saúde, mas também a forma com que tratamos o profissional da saúde. Disse que se tivermos um acolhimento com essas pessoas, teremos um esforço maior por parte delas. É preciso a aplicação de cursos e palestras para que essa valorização aconteça. Ao final da reunião, o presidente da Câmara, Márcio Vieira, também ressaltou a importância desse acolhimento com as pessoas e de como reuniões frequentes do Conselho podem colaborar com a melhoria do sistema de saúde. Colocou à Câmara Municipal à disposição e que os vereadores vão apoiar no que for preciso. Também participaram da reunião os representantes de bairros do Conselho Municipal de Saúde.