Legislativo, Executivo e PM discutem segurança pública

O esquema de segurança especial para o Carnaval 2015 e o combate à onda de assaltos às residências foram algumas das pautas

Os vereadores da Câmara de Extrema/MG, os dirigentes do comando do 59º Batalhão da Polícia Militar e o prefeito municipal, Dr. Luiz Carlos Bergamin, se reuniram na manhã da quinta-feira (12) para discutir a segurança pública para o Carnaval 2015. Além do esquema para o próximo feriado, foram apresentadas medidas de segurança para combater as ocorrências de roubos a residências que aconteceram na cidade nos últimos dias.

Preocupado com o bem estar das famílias extremenses e dos turistas, o presidente da Casa de Leis, vereador Edvaldo de Souza Santos Junior – “Juninho” – solicitou a reunião com o objetivo de unir forças entre os poderes para coibir as práticas criminosas e ajustar, junto às Polícias, uma maior efetivação no trabalho de segurança social.

“A questão é darmos tranquilidade aos extremenses, ou seja, amplitude e visibilidade à segurança do cidadão e aumentarmos, assim, o cerco no combate à criminalidade. Acredito que a parceria firmada entre a Câmara, a Prefeitura, a imprensa – de forma geral – e as Polícias Militar e Civil possa ajudar o trabalho de patrulhamento e de inibição às ações ilícitas; porque a população unida figura uma cidade mais tranquila, protegida e com menos ocorrências”, comentou Juninho. Ainda de acordo com o presidente da Casa de Leis, a população é a grande aliada dos agentes militares. “Em caso de uma suspeita, o cidadão deve ligar para o 190. Outras importantes atitudes  são: o ‘Vizinho Amigo’, ou seja, que este denuncie movimentações consideradas ‘estranhas’ nas residências e faça valer no direito à cidadania. Em muitos casos podemos evitar um roubo agindo rapidamente”, destacou Juninho.

Em entrevista, o tenente coronel Robinson de Andrade Santos informou que o Batalhão da cidade de Pouso Alegre/MG dará suporte ao Carnaval de Extrema. “Além de termos o policiamento nas áreas com grande aglomeração – como a Praça Presidente Vargas e o Parque Municipal de Eventos –, teremos mais homens que farão as patrulhas rurais, além dos acessos e saídas do município. Isso envolve os Portais Norte e Sul, os acessos da Avenida Nicolau Cesarino e as saídas de bairros distantes do centro da cidade. O trabalho se estenderá por toda a madrugada e contará ainda com o total apoio do sistema de monitoramento eletrônico que é realizado por câmeras estrategicamente distribuídas. As blitz acontecerão ainda em pontos, dias e horários diferentes – sempre atuando em prol da segurança do munícipe e no combate à criminalidade”, enfatizou o tenente. Robinson foi categórico ao afirmar que nada mudará no policiamento do município em virtude do Carnaval. “Teremos, ainda, mais agentes militares nas ruas por causa do aumento de uma eventual demanda ocasionada pela sazonalidade. Mas certamente teremos um período carnavalesco tranquilo e com bastante alegria e paz. A Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores estão de mãos dadas com as Polícias Militar e Civil para que este seja um período de festa familiar”, disse. Estiveram na reunião os vereadores Luiz Fernando Ferreira, Leandro Marinho, Silvio Gomes de Oliveira, Sidney Dias dos Reis, Juliano Maximino e Márcio José Vieira, além dos militares tenente Adalberto Pereira Freire, capitão Oldair Aparecido e os tenentes Geovane Zagnoli e Marco Robson. (Fonte: ASCOM / Câmara Municipal de Extrema; Texto: Léo Demeter / jornalista – Mtb 13.896 MG)

20150212_114616

20150212_114628