Juninho, presidente da Câmara de Extrema, participa do encontro do ‘CRO Itinerante’

O vereador Edvaldo de Souza Santos Junior – Juninho –, presidente da Câmara de Extrema/MG, participou na quarta-feira, 24, do CRO Itinerante, organizado pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, realizado no Refúgio Ecológico Pé da Serra em Extrema. A ação percorre todos os municípios mineiros e tem como tema a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca. Segundo a organização do evento, apoiada pelo dentista Dr. Antonio Carlos Almeida, o objetivo principal é a conscientização social no combate à doença.

O presidente do CRO-MG, Dr. Luciano Eloi Santos, e a Dra. Ana Paula Silva, cirurgiã dentista, mestre em Oncologia e membro do CRO, abordaram de maneira objetiva, as metodologias capazes de identificar o câncer bucal, os sintomas que precisam ser observados para se constatar a moléstia e quais os procedimentos necessários para que seja realizado o auto-exame. “É fundamental detectarmos a doença logo no início porque aumentam as chances de combate e cura. Infelizmente temos altos índices de mortalidade de câncer de boca no Brasil mas só depende do nós mesmos mudarmos essa realidade”, enfatizou Ana Paula.

Em seu discurso, Juninho enfatizou a importância da mobilização cidadã e a promoção do evento a toda comunidade. “Cuidar da saúde é primordial. Incentivar e projetar campanhas nesse sentido são posturas fundamentais porque envolvem toda a comunidade. Quero parabenizar o Conselho Regional de Odontologia pela iniciativa, os demais profissionais da área que estiveram envolvidos na ação e mostrar que o Legislativo está de braços dados na luta contra o câncer de boca”, comentou Juninho.

Profissionais odontólogos como a Dra. Mônica Bertolotti e Dr. Calos Benedito Medeiros Ramos, além da imprensa regional, estiveram no encontro. (Fonte: ASCOM / Câmara Municipal de Extrema; Texto: Léo Demeter / jornalista – Mtb 13.896 MG)