Escola do Legislativo da Câmara lança o projeto ‘Democracia em Casa’

Aconteceu na noite da terça-feira, 11/8, o lançamento oficial do projeto ‘Democracia em Casa’ da Escola do Legislativo (EL) na Câmara dos Vereadores de Extrema. A live, que foi transmitida ao vivo pelas redes sociais oficiais e no site da Casa de Leis, contou com a participação do jornalista e assessor de imprensa, Léo Demeter. Quem ministrou o bate papo foi a assessora da EL, Mariana Lima. A abertura teve como foco principal os tópicos ligados ao marketing pessoal e eleitoral. “O marketing é uma peça fundamental que envolve diversos processos – inclusive o eleitoral. Por meio dele podemos conhecer o público-alvo e construir o tracejo de estratégias direcionadas e assertivas. É necessário ainda estabelecer os mecanismos de linguagem para a divulgação das propostas. No marketing pessoal também podemos formatar um conjunto de metodologias coerentes que são desenvolvidas ao longo prazo e que ‘vendem’ a imagem – seja ela qual for. Quando se investe corretamente nestas ações, o resultado é altamente promissor”, contou Léo Demeter. Ainda de acordo com o jornalista, o marketing político segue uma lógica parecida. “O que difere nesta caminhada é a edificação de uma imagem forte presente num período especifico, afim de cativar os eleitores. Isso se constrói com um dinamismo singular. É importante salientar que marketing político e o eleitoral são duas coisas diferentes porque o objetivo do primeiro é ‘promover a pessoa a longo prazo’ e suas esferas de atuação, e o segundo tem estratégias voltadas apenas para a campanha (criação de sloganjingle e etc.)’”, disse.

Questionado sobre a construção de uma imagem forte, Léo Demeter explicou que os dois tipos de marketing devem andar de mãos dadas.O individuo que está concorrendo ao pleito precisa transmitir a sensação de que ele é humana, tem sentimentos, problemas e anseios iguais a qualquer pessoa. Isso é identificação e associação.  Tem que haver uma conexão. A comunidade elege quem os representa nas mais distintas e diferentes esferas. Por isso o candidato precisa falar a linguagem do povo e ser o mais verdadeiro possível”, comentou.

Assuntos como fake news, expressão corporal, alianças políticas, formas de engajamento com o público, marketing na pandemia e rotina de propaganda também foram debatidos. “É importante trazermos à nossa comunidade aquilo que é pertinente à cidadania, como é o caso das Eleições. A democracia se faz com a partilha de conhecimentos que concebem a informação precisa ao cidadão”, frisou o presidente da Câmara, vereador Leandro Marinho.

Os próximos episódios do “Democracia em Casa’ receberão convidados especialistas em outros assuntos. “Todo mundo pode participar das conversas. É só acessar a página oficial do Facebook da Câmara Municipal de Extrema e deixar sua dúvida ou comentário na postagem. A equipe da EL vai trabalhar antecipadamente com os temas para que o cidadão possa acompanhar as postagens e ficar antenado nas redes sociais”, finalizou Leandro Marinho. Confira a íntegra da entrevista inaugural no link https://www.facebook.com/camaramunicipalextrema/videos/3456703704353819/ Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2623 ou no site www.camaraextrema.mg.gov.br